por 04:51 Sem categoria

Zoneamento agrícola deve atender agricultura familiar

Zoneamento agrícola deve atender agricultura familiar, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, reforçou nesta sexta-feira (13) que o novo zoneamento agrícola que está sendo traçado pela Secretaria da Agricultura em função da expansão do plantio da cana-de-açúcar deve resguardar e proteger a agricultura familiar e as pequenas propriedades rurais do Paraná.

“Já é uma determinação do governador Requião e que deve ser apoiada pelos deputados na Assembléia Legislativa. É preciso que este novo zoneamento e que a expansão do plantio da cana-de-açúcar não degrade o meio ambiente, não inviabilize as pequenas propriedades e muito menos, destrua a agricultura familiar”, reforçou Romanelli.

Dados da Secretaria da Agricultura apontam que o Paraná tem 350 mil propriedades rurais, das quais 86% são formadas por pequenas propriedades de até 50 hectares. E dos 370 mil agricultores paranaenses, 300 mil se enquadram, conforme o secretário Valter Bianchini, nos critério da agricultura familiar.

Na próxima semana, Romanelli vai levar essa questão para discussão junto aos deputados da base aliada e, posteriormente, ao plenário da Assembléia Legislativa. “O governador Requião apontou para uma questão muito importante. Não podemos trocar a produção de alimentos por uma monocultura extensiva. Temos que ter critérios claros neste novo zoneamento e proteger os nossos produtores”, destaca.

Na última terça-feira, 10, Requião adiantou que o Governo do Estado obteve R$ 2,5 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento de novas usinas. Ressalvou, no entanto, as condições defendidas pelo governo estadual, mas considerou como fundamental o avanço da tecnologia de biocombustíveis num estado agroindustrial como o Paraná.

“É esse tipo de discussão que queremos levar na Assembléia Legislativa. São temas importantes que precisam do debate para se encontrar soluções para que o Estado continue no seu ciclo de desenvolvimento econômico e social, mas protegendo o meio ambiente, o setor produtivo e sua população”, destacou Romanelli.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com