Arquivos

Categorias

ZIRALDO QUER AUMENTAR PENSÃO DE ANISTIADO

O advogado do jornalista e cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluqinho, Victor Mendonça Neiva, recorreu no último dia 4 da decisão da Justiça FEderal, que negou o aumento do valor da prestação mensal, permanente e continuada da repressão econômica de anistiado político. Ziraldo recebe atualmente R$ 4,3 mil e quer elevar o valor para R$ 19,4 mil, informou o causídico.

Neiva alegou que o valor atual é compatível apenas com a função de jornalista e não com as funções de direção de arte e até de presidência de jornal que Ziraldo chegou a exercer. O cartunista nega que tenha entrado com ação para conseguir o aumento. Segundo ele, o intuito é conseguir receber os valores retroativos da reparação, desde quando entrou com o processo para ser anistiado, há cerca de 19 anos.

Segundo a sentença da juíza substituta Cristiane Pederzolli Rentzsch, é “notório” que Ziraldo “foi, praticamente toda a vida, jornalista ‘chargista político’” e que “em quase todas as anotações da carteira de trabalho do autor, o cargo indicado foi de ‘desenhista’ ou ‘ilustrador’”. Para a juíza, é correta, portanto, a decisão do Ministério da Justiça que “enquadrou o autor [da ação] na categoria de ‘jornalista’”.