0 Shares 214 Views

Voto religioso só guia 2 entre 10 brasileiros, diz Datafolha

23 de outubro de 2017
214 Views
Boca Maldita: Voto religioso só guia 2 entre 10 brasileiros, diz Datafolha

(Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Pioneiro/Agência RBS)

A maioria dos brasileiros –8 em cada 10– diz que não costuma levar em conta a opinião de seus líderes religiosos quando eles fazem campanha por algum candidato, mostra pesquisa Datafolha (que não computou os 8% que declaram não ter religião). Entre os 19% que consideram as recomendações de seus guias de fé, 4% o fazem apenas se o pleiteante ao cargo for ligado à sua igreja. As informações são de Anna Virginia Balloussier e Eduardo Moura na Folha de S. Paulo.

A parcela evangélica que dá ouvidos a seus pastores é um pouco mais alta do que a média –26%, taxa que sobe para 31% entre fiéis neopentecostais (fatia que abrange igrejas como Universal e Renascer).

Isso na teoria. Na prática, 9% disseram já ter votado em alguém indicado por sua liderança religiosa, número similar aos 8% verificados em sondagem de quatro anos atrás.

Novamente, evangélicos (16%), sobretudo os neopentecostais (28%), se revelam mais suscetíveis à recomendação de suas congregações. Ainda sim, uma minoria dentro desse universo religioso.

Confira a matéria na integra

 

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.