por 15:00 Justiça • Um Comentário

Venda de cães e gatos será tema de audiência pública nesta terça-feira (3)

Depois de inúmeras operações policiais em Curitiba que apreenderam cães vítimas de maus-tratos em petshops, a venda de cães e gatos no Paraná será tema de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na próxima terça-feira (03) às 9 horas.

Proposta pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), a audiência vai debater as regras atuais de comercialização de pets no estado e o Projeto de Lei 185/2019 que estipula critérios para regularizar a atividade e combater os maus-tratos aos animais que está em tramitação no Legislativo. Foram convidados representantes da sociedade civil organizada, entidades representativas de classes, sindicatos, criadores, empresários do ramo pet, Organizações Não Governamentais e protetores independentes. As informações são do Bem Paraná.

image.png

“Estamos construindo com a sociedade uma proposta viável e eficaz para combater os maus tratos e regulamentar a venda de animais domésticos no Paraná”, explicou o deputado que é autor do projeto.

Presenças confirmadas

O delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Matheus Araújo Laiola é um dos convidados confirmados na mesa de discussões. Ele apresentará as ações da delegacia, nos oito primeiros meses do ano. Somente em agosto, quase 140 animais foram apreendidos de criadores irregulares.

O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários (Sindivet), Cesar Amin Pasqualin, falará sobre o impacto na legislação para a profissão. Já a presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Soraya Simon, mostrará a realidade dos cães e gatos de rua de Curitiba e Região Metropolitana.

Além deles, está confirmada a participação do presidente da Organização das Ongs Protetoras dos Animais, Paulo Colnaghi, do presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no Paraná, Adolfo Yoshiaki Sasaki e do Sindicato dos Aviários e Casas Agropecuárias e Pet Shops do Estado do Paraná (Sindaca-PR), Fábio Assahi.

Palestra – Também haverá a apresentação da pesquisa organizada pela médica veterinária e mestranda da UFPR em bem-estar animal, Paula Pimpão de Freitas sobre criadores comerciais de cães e gatos na região de Curitiba.

Cadastramento

A Audiência Pública acontece na próxima terça-feira (03/09), às 9 horas no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Os lugares são limitados de acordo com a capacidade da Casa, por isso está disponível um cadastro prévio na página www.deputadoguerra.com.br. O cadastro garante a participação na audiência. As perguntas e tempo para explanações serão definidos durante o evento.

Fechar