por 12:56 Foz do Iguaçu, Saúde

UPA Morumbi vai fazer triagem da covid

O prefeito Chico Brasileiro disse nesta sexta-feira, 25, que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Morumbi será utilizada para triagem de casos suspeitos de covid-19 e “todo e qualquer espaço” do Hospital Municipal Padre Germano Lauck serão usados na criação de novos leitos para o tratamento da doença. Na quinta-feira, 24, foram criados mais 10 novos leitos e a 9ª Regional de Saúde trabalha para a instalação de mais 10 outros leitos e mais 10 nos próximos dias. O hospital já tem 60 leitos de UTI-covid e 52 leitos de enfermaria-covid.

“A UPA do Morumbi será transformada em unidade covid. Ela só atenderá pacientes suspeitos de covid, exatamente para ter um local específico, porque hoje estão indo para o hospital municipal e os espaços no hospital estão realmente ficando pequenos. Para instalar mais leitos no hospital, cada espaço vai ser liberado. A triagem – quando a pessoa com suspeita da covid – será feita na UPA do Morumbi que passa a atender, exclusivamente, pacientes covid”, disse Chico Brasileiro no Jornal da Cultura.

Questionado se a medida vai provocar uma superlotação na UPA João Samek no Jardim Três Bandeiras, o prefeito disse que a unidade ganhará um reforço. “A UPA João Samek será reforçada, tem capacidade para isso, é a melhor e a mais ampla na cidade. Então, tem capacidade para aumentar o atendimento e também vamos reforçar a unidade 24 horas no Porto Meira. Os pacientes daquela região serão atendidos no Porto Meira e as outras regiões poderão ser atendidos na UPA João Samek. O sistema dará conta e vamos deixar exclusivamente o atendimento covid a UPA Morumbi”, completa,

Fechar