0 Shares 186 Views

Um em cada dez cidadãos no estado são filiados a partidos políticos

20 de maio de 2012
186 Views

No total são 968.587 militantes no Paraná. O PMDB é o partido com maior militância. Em seguida vem o PP e o PSDB

por Katia Brembatti, na Gazeta do Povo

O Paraná tem 968.587 eleitores filiados a partidos políticos cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como o número de paranaenses é hoje de 10,4 milhões, o total de adeptos a uma legenda partidária corresponde a 9,3% da população do estado, número superior à média nacional, que é de 7,8 % de brasileiros filiados a partidos.

Ou seja, praticamente um em cada dez cidadãos estão filiados a alguma legenda no Paraná. Conforme os dados do TSE, entre 2002 e 2007 registrou-se uma queda no número de militantes. Porém, de lá para cá, as legendas voltaram a atrair adeptos e hoje a quantidade de filiados é semelhante ao que existia há uma década.

A força partidária no Paraná está concentrada em cinco legendas, que reúnem mais da metade dos filiados. Hoje, PMDB, PP, PSDB, PT e PDT têm 547 mil eleitores em suas fileiras.

O PMDB é o partido com mais filiados – são 190 mil. Ou seja, um em cada cinco filiados no estado é peemedebista. Em seguida vem o PP, com 114 mil correligionários. E os tucanos representam a terceira maior força.

No que se refere à organização partidária nos municípios, o PMDB e o PSDB são os que estão mais bem estruturados. Somente as duas legendas possuem filiados em todas as cidades do Paraná. Além disso, todos os 29 partidos registrados no Brasil têm representação no Paraná. E o Partido da Causa Operária (PCO) é o único que têm representantes apenas em Curitiba. A legenda, que chegou a lançar candidato a governador do estado em 2006, conta com somente sete filiados. Já a cidade com menos diretórios municipais é Cafeara, com 8 legendas inscritas

Filiados e votos

O número expressivo de adeptos não representa necessariamente bons resultados nas urnas. Apesar de ser o segundo maior partido em quantidade de filiados, o PP conseguiu apenas 271 mil votos na disputa para deputado estadual e elegeu apenas dois dos 54 parlamentares (hoje tem apenas um) nas eleições em 2010. Por outro lado, o PV, que tem uma militância mais modesta, de 30 mil pessoas, conquistou 250 mil votos e fez dois deputados.

LEIA MAIS

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.