Arquivos

Categorias

Três registrados em Foz

Click Foz

Justiça Eleitoral protocola três candidaturas à prefeitura de Foz do Iguaçu. Já para o legislativo o município tem 212 candidatos concorrendo às 15 cadeiras da Câmara de Vereadores

Por falta da documentação necessária a candidatura do PTdoB não foi registrada. De acordo com o chefe de cartório da 46º Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu, Mauro Vinícius Duarte Alves, o candidato Elvis Gimenes e o vice Anderson Luiz Martinez não apresentaram o Drap – Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários. O primeiro candidato a registrar a candidatura foi Chico Brasileiro do PCdoB ao lado da vice Nanci Rafagnin do PDT, eles chegaram ao Fórum Eleitoral por volta das 14h.

Em seguida registraram a candidatura Reni Pereira do PSB e sua vice Ivone Barofaldi do PSDB, próximo às 17h. O candidato do Psol, Elias Aiex Neto chegou no Fórum por volta das 18h também acompanhado de sua vice Jusi Pessoa Corpa do mesmo partido.

Devido ao excesso de dados registrados quase que ao mesmo tempo houve instabilidade no sistema e várias candidaturas foram registradas por escrito para garantir o prazo e agora serão transferidas para o sistema. O trabalho no Fórum Eleitoral seguiu até 00h de sexta-feira (6) para atender toda a demanda.

De acordo com Alves, todo ano os candidatos costumam deixar para fazer seus registros na última hora. Propaganda Eleitoral – as propagandas de candidatos a prefeito, vice e vereador já estão permitidas.

Comícios podem ser realizados das 8h às 23h59, partidos políticos e coligações podem usar auto-falantes, e amplificadores de som entre 8h e 22h.

De acordo com a Lei das Eleições está permitida a propaganda eleitoral na internet, mas nenhum tipo de propaganda paga. Podem ser feitas em sites do candidato, partido ou coligação com o endereço informado à Justiça Eleitoral e hospedados em provedor no Brasil. As redes sociais, os blogs e sites de mensagens instantâneas também estão liberados para a propaganda eleitoral.

A propaganda no rádio ou televisão só será permitida a partir do dia 21 de agosto e segue até 4 de outubro.

A partir do dia 7 de julho está proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e os candidatos são proibidos de comparecer em inauguração de obras públicas.