Written by 10:00 +, Paraná

TRE-PR inaugura usina solar para produção de energia elétrica, em Paranavaí

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inaugura, nesta sexta-feira (28), uma usina solar para produção de energia elétrica em Paranavaí, no noroeste do estado. As informações são da RPC Noroeste, G1-PR.

Segundo o tribunal, a previsão é de que o desconto gerado pela produção da unidade ajude a compensar gastos com energia elétrica de unidades do TRE em todo o Paraná.

A estrutura instalada em Paranavaí possui 6,2 mil placas de geração. Energia elétrica que será repassada para uma estação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que fica a 800 metros de distância.

Conforme a Copel, o total da eletricidade gerada, é abatida em descontos no consumo final das unidades do tribunal.

Com o sistema de geração distribuída, usado na instalação da unidade do TRE em Paranavaí, a energia gerada pela usina contribui para o abastecimento da companhia na região. Segundo os técnicos, funciona como uma terceirização da geração de energia.

As placas de geração de energia solar também podem ser instaladas em casas ou comércios. Segundo a Copel, é necessário contratar uma empresa especializada e solicitar a análise da companhia de energia, que avalia caso a caso.

No Brasil, a geração com usinas de energia solar aumentou 140% em um ano. Eram 22.183 usinas em 2017, número que passou para 53.345 em 2018, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close