0 Shares 482 Views

Sociedade Garibaldi homenageia mulheres com o prêmio Anita Garibaldi

26 de junho de 2019
482 Views

 

A Sociedade Giuseppe Garibaldi vai homenagear dez mulheres da comunidade italiana do Paraná com o prêmio Anita Garibaldi. A premiação será entregue na sexta-feira (28), às 19h, e faz parte da programação da 1ª Festa da Itália, que ocorre durante o mês de junho no centro histórico de Curitiba.

“É uma justa homenagem a essas mulheres que se destacam em diferentes áreas e ajudam a construir um Estado melhor para se viver”, afirmou a conselheira da Sociedade e presidente eleita, Cida Borghetti.

Foram escolhidas representantes das colônias italianas em categorias como pioneirismo, empreendedorismo, ação social, educação, medicina,  saúde, literatura e pesquisa. As homenageadas serão Bertila Boscardin Pereira, Elaine Cátia Falcade, Maschio, Divair Pissaia Perbiche, Flora Madalosso Bertoli, Louise Pereira Gionedis, Maria Lúcia Pavão, Maria Silvia Bacila, Neusa do Rocio Foggiatto Parolin, Ragnhid Gabbe Borgomanero e Valderez Parolin Teixeira.

O evento é aberto ao público, porém é necessária a confirmação de presença na secretaria do Palácio Garibaldi.

ANITA– A revolucionária Ana Maria Ribeiro da Silva, a Anita Garibaldi, foi a “heroína dos dois mundos”. Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, durante a campanha de unificação da Itália.

Nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.