0 Shares 566 Views

Seminários debatem tributação, contrabando e descaminho em busca de um Brasil melhor

23 de julho de 2019
566 Views

 

Os sistema tributário, controle de qualidade de produtos, contrabando e o descaminho no Brasil estão em destaque em debates este mês em São Paulo e Curitiba. A agenda abriu na manhã desta terça-feira (23), com o Seminário “Tributação no Brasil”, a tarde acontece o seminário “Brasil Legal: A rastreabilidade de produtos na defesa do mercado legal brasileiro”, ambos na capital paulista. No dia 30 a capital do Paraná recebe o Fórum #DentroDaLei.

Os debates são importantes e acontecem em um momento “crucial” para a economia e a legalidade no país, afirma Fábio Aguayo, que participa das atividades representando a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar/SindiAbrabar), Federação das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares (Feturismo) e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur). “O contrabando e a sonegação ajudam a manter esta margem de desemprego no Brasil”, ressaltou.

Em São Paulo, Aguayo participa do seminário “Tributação no Brasil”, promovido pelo jornal Valor Econômico e o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO). No evento, com intervenções de Everardo Maciel, Marcos Lisboa, Efrain Filho, Phelipe Toledo e Roberto Quiroga, o presidente da Abrabar foi recebido pelo presidente do ETCO, Edson Vismona.

“Infelizmente, uma pequena parcela do nosso setor tem culpa, pois adquire produtos de descaminho ou contrabando, libera rolha livre pois não conseguem competir com concorrência desleal”, reconhece Aguayo. A tarde ele participa do seminário “Brasil Legal” na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, com participação de autoridades ligadas ao setor.

Envolvimento
Segundo o presidente da Abrabar, os eventos ressaltam a importância de debates com participação do poder público. “Especialmente dos gestores decisivos que ajudam a buscar mecanismos para reverter o cenário atual”, frisou. Na avaliação do presidente da Abrabar, se nada for feito, “só vai piorar. Por isto acreditamos e apoiamos o trabalho do ETCO, que tem alertado e apresentado soluções”, disse.

No Paraná, de acordo com ele, os segmentos que buscam a legalidade tem a sorte de contar, na área da Fazenda Estadual, com um secretário qualificado como Renê Garcia, “que tem a mente aberta e a competência para implantar inovações que combatam o status quo”. O presidente da Abrabar também reconhece a atuação do deputado federal Efrain Filho, que segura a bandeira do tema no país, “com muita competência e aguerrimento”.

No dia 30 de julho será a vez de Curitiba receber um evento para debater sobre a legalidade no país. O Fórum #DentroDaLei, promovido pelo ETCO em parceria com colunistas da a Gazeta do povo, prevê painéis com as presenças de Efrain Filho, Renê Garcia Junior, Augusto Nunes e outras autoridades.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.