Escrito por 11:30 Brasil

Segunda ponte Brasil Paraguai: Marun é a “ponte” de Temer

Compartilhe

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil, Carlos Marun, esteve na usina de Itaipu na última quinta-feira,16. Não foi apenas uma visita de cortesia. Ele é o principal interlocutor do presidente Michel Temer para chancelar a construção da segunda ponte entre o Brasil e Paraguai, com recursos da binacional. Para isso, ele conversou com diretores paraguaios recém-empossados e com os diretores brasileiros. Oficialmente, disse que a agenda era uma oportunidade para sugerir algumas ideias da contribuição de Itaipu para o Brasil e o Paraguai.

Existem duas propostas sobre a construção de ligações entre Foz do Iguaçu e o Paraguai por uma segunda ponte além da Ponte da Amizade. Eis aí o ponto crucial: o Brasil prefere fazer a ligação entre Foz e Presidente Franco, porque atenderia uma necessidade antiga da região, pois permitiria um acesso mais direto à BR-277, desviando o trânsito de caminhões do centro de Foz. Já o Paraguai prefere a ligação entre Foz e Hernandárias, onde está localizada a usina no lado paraguaio, porque lá há toda uma infraestrutura pronta para ligar o município ao resto do país vizinho.

Outro tema tratado por Marun, um dia antes, na posse do presidente Marito, foi a construção de uma outra ponte, só que entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, terra de Marun, e que seria bancada com recursos integrais do Paraguai. O tema segunda ponte tem sido explorado por vários políticos. Todos querem pegar carona nessa agenda positiva, tanto no Brasil, quanto no Paraguai.

Close