Arquivos

Categorias

Mudanças no secretariado de Ratinho Júnior: Santin no Detran e Valdemar na Seju

Santin Roveda e Valdemar Jorge assumem novos cargos no governo do Paraná

O governador Ratinho Junior deve oficializar em breve duas novas mudanças no primeiro escalão do governo estadual. O atual secretário de Justiça, Santin Roveda (União Brasl) deve ser transferido para o comando do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), enquanto Valdemar Bernardo Jorge assume a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju).

Santin assumirá o Detran em um momento de reorganização da estrutura da autarquia, com mais de 100 Ciretrans distribuídas pelo estado. Ex-prefeito de União da Vitória, ele mantém uma boa relação com todas as alas da nova federação União Progressista, mas sempre deixou claro seu apoio ao governo e a prova é relacionamento com deputados da base.

Adriano Furtado, atual presidente do Detran, deve assumir outro posto no governo.

Já a ida de Valdemar para a Seju atende a um acordo firmado ainda em 2024, quando o partido Novo – ao qual ele está filiado – declarou apoio à candidatura de Eduardo Pimentel à prefeitura de Curitiba.

A nomeação de Valdemar o consolida como figura estratégica no tabuleiro do Novo para 2026, quando ele deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. O partido tem como principal liderança o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol.

Com as novas nomeações, Ratinho Junior segue reforçando sua base de apoio e alinhando interesses políticos para a próxima janela eleitoral.