por 15:02 Sem categoria

Sanepar suspende rodízio no abastecimento de Medianeira

Sanepar suspende rodízio no abastecimento de Medianeira

A chuva nas regiões Oeste e Sudoeste, no final de semana, amenizou a situação do abastecimento público de água em Medianeira. Entre sábado (12) e domingo (13), choveu 70 mm, recuperando parte da vazão do Rio Alegria, que abastece a cidade. Em razão disto, a Sanepar suspendeu, temporariamente, o rodízio no abastecimento.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Sérgio Caimi, nesta segunda-feira (14), a produção de água chegou a 130 litros por segundo, o suficiente para atender os 38 mil habitantes do município. “Com a recuperação parcial da vazão do Rio Alegria, foi possível interromper o rodízio. Entretanto, se não continuar chovendo nos próximos dias, existe a possibilidade de ele ser retomado”, explica.

Apesar da recuperação do rio, que está com 65% de sua vazão normal, a Sanepar insiste na importância do uso racional da água e na redução do consumo. “No período de rodízio, praticamente não houve a contribuição da população em reduzir o consumo de água e ainda dependemos da ocorrência de mais chuvas para descartar a volta do rodízio”, completa o gerente. Os técnicos da Sanepar vão continuar a acompanhar a vazão do Rio Alegria e qualquer alteração será comunicada à população.

Na última terça-feira (8), em razão da estiagem prolongada, a Sanepar foi obrigada a implantar o rodízio no abastecimento de água em Medianeira. O rio estava com apenas 25% de sua vazão normal, o que era insuficiente para atender toda a população. A cidade foi dividida em três setores e cada um ficou sem abastecimento no período de 24h, até domingo (13), quando choveu o suficiente para normalizar o abastecimento.

Fechar