Arquivos

Categorias

Sanepar investe R$ 23,8 milhões na ETE Atuba Sul, na região de Curitiba

Sanepar investe R$ 23,8 milhões na ETE Atuba Sul

Prevista para ser concluída em outubro, obra melhora unidades existentes e amplia capacidade de tratamento de esgoto

Com 27% da obra já executada, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) prevê concluir até outubro a segunda etapa de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Atuba Sul. O valor do investimento é de 23,8 milhões. Os recursos vão garantir o prolongamento da vida útil da estação, a implantação de tecnologias para evitar a dispersão de gases e a urbanização da área.

Ao término da obra, a capacidade de tratamento da ETE, que hoje é de 1.120 litros por segundo, chegará a 1.680 litros por segundo, o suficiente para atender 490 mil habitantes. Nesta etapa, estão sendo gerados 719 empregos diretos e 3.595 indiretos.

A ETE Atuba Sul trata o esgoto coletado nas bacias dos rios Atuba e Bacacheri e parte do Iguaçu. “Com esta ampliação, a Sanepar avança significativamente na eficiência do tratamento”, explica o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche.

INTERVENÇÕES – Estão sendo feitas melhorias na estação elevatória de esgoto e em várias fases do processo de tratamento. Além disso, estão em construção um desarenador paralelo ao existente, uma unidade de pós-tratamento, dois reservatórios de cloreto férrico, uma unidade de lançamento submerso do efluente junto ao Rio Atuba e obras de urbanização.

Outro grande benefício da obra é que estão sendo vedadas algumas unidades da estação para evitar a dispersão dos gases gerados no processo e que causam mau cheiro. Esses gases serão reaproveitados para o sistema de secagem térmica do lodo, resíduo do tratamento.

Essas novas unidades complementam a primeira etapa de ampliação da ETE Atuba Sul, concluída em junho de 2015. A ampliação da estação, que entrou em operação em 1998, já estava prevista em seu projeto original para ser executada de acordo com o crescimento da população atendida.

Legendas
Foto 1 – A capacidade da ETE Atuba Sul passará de 1.120 litros por segundo para 1.680 litros por segundo
Fotos 2 e 3 – Obra da segunda fase de ampliação da ETE Atuba Sul devem ser concluídas em outubro.