por 17:43 Sem categoria

SANEAMENTO, DO PAC FUNASA, CHEGA PARA MAIS SETE MUNICÍPIOS DO NORTE PIONEIRO

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) adiantou nesta segunda-feira (18) aos prefeitos de Assaí (Michel Ângelo Bomtempo), Barra do Jacaré (Edmar Alboneti), Jacarezinho (Tina Tonetti), Nova América da Colina (Alceste Santana), Rio Azul (Vicente Solda), Salto do Itararé (Israel Domingos) e Curiúva (Márcio Mainardes) que a Funasa (Fundação Nacional da Saúde) aprovou os projetos de saneamento básico aos sete municípios do Norte Pioneiro.  Leia na integra aqui.

por 17:17 Sem categoria

SANEAMENTO, DO PAC FUNASA, CHEGA PARA MAIS SETE MUNICÍPIOS DO NORTE PIONEIRO

SANEAMENTO, DO PAC FUNASA, CHEGA PARA MAIS SETE MUNICÍPIOS DO NORTE PIONEIRO

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) adiantou nesta segunda-feira (18) aos prefeitos de Assaí (Michel Ângelo Bomtempo), Barra do Jacaré (Edmar Alboneti), Jacarezinho (Tina Tonetti), Nova América da Colina (Alceste Santana), Rio Azul (Vicente Solda), Salto do Itararé (Israel Domingos) e Curiúva (Márcio Mainardes) que a Funasa (Fundação Nacional da Saúde) aprovou os projetos de saneamento básico aos sete municípios do Norte Pioneiro.

“São projetos que vão receber recursos do PAC Funasa para implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Nessa etapa serão atendidas mais de 57 cidades paranaenses – desta sete do Norte Pioneiro -, totalizando mais de R$ 167 milhões em obras”, adiantou Romanelli.

O investimento faz parte do projeto especial de saneamento ambiental em municípios com até 50 mil habitantes e para assentamentos urbanos. “A falta de acesso à água potável, ao esgotamento sanitário adequado (coleta e tratamento dos esgotos), assim como, ao tratamento e disposição final de resíduos sólidos constitui um dos mais sérios problemas ambientais e sociais que afetam as pessoas do mundo todo, principalmente nas áreas rurais, pequenas cidades e periferia dos grandes centros urbanos”.

O saneamento ambiental compreende o conjunto de ações, obras e serviços considerados prioritários em programas de saúde pública. O sistema abrange desde o sistema de abastecimento de água, o cuidado com a destinação de resíduos e o esgotamento sanitário as melhorias sanitárias domiciliares. O projeto prevê ainda obras de drenagem urbana, controle de vetores, roedores e focos de doenças transmissíveis. Inclui também a preocupação com a melhoria das condições de habitação e educação sanitária e ambiental.

Fechar