0 Shares 321 Views

Rosane quer levar ao Plenário projeto de abertura da Estrada do Colono

4 de abril de 2013
321 Views

Com o único voto contrário da deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR), a comissão especial criada para analisar a construção da Estrada-Parque Caminho do Colono aprovou o relatório que autoriza a abertura da estrada, no oeste do Paraná, cortando ao meio o Parque Nacional do Iguaçu.

O PL 7123/2010 aprovado tramitava em caráter terminativo na comissão especial, sem necessariamente ir para apreciação em plenário. “Agora, vamos nos valer de um recurso regimental para levar o projeto para votação no plenário da Câmara”, adiantou a Deputada Rosane.

Para ela, “além de ser um retrocesso ambiental, interrompendo a recomposição da floresta de Mata Atlântica, o projeto abre um perigoso precedente para que outros parques nacionais sejam modificados”.

Pela proposta, a estrada-parque que corta o Parque Nacional do Iguaçu será implantada no leito antigo do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163, fechada por decisão judicial desde 2003.

Amparada por pareceres técnicos, Rosane argumenta que “os efeitos da fragmentação são bem conhecidos e se instalarão na área como uma verdadeira cascata, comprometendo de modo irreversível toda a porção centro-sul do Parque e consequentemente, toda a biodiversidade que habita o espaço”.

Além disso, segundo informações da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, a estrada era usada por criminosos para transportar armas, munições e drogas, ou seja, sua reabertura significaria mais um complicador no controle das extensas fronteiras brasileiras.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.