Written by 9:49 Sem categoria • One Comment

Richa inaugura ponte no Vale do Ribeira

O governador Beto Richa inaugurou ontem (30) a nova ponte sobre o rio Ribeira na PR-092, no Vale do Ribeira. Construída em 180 dias, conforme o prazo estabelecido pelo governo, a ponte liga os municípios de Doutor Ulysses e Cerro Azul e substitui a passagem que foi destruída durante um temporal que atingiu a região em agosto de 2011. “A reconstrução da ponte representa o início de um processo de melhoria de todo o sistema rodoviário no Vale do Ribeira”, disse Richa. De acordo com o governador, a obra restabelece a normalidade no fluxo de pessoas e mercadorias, e atende as necessidades atuais de mobilidade. Ele lembrou que a antiga ponte tinha sido construída em 1968 e permitia a passagem de um único veículo por vez.

A nova ponte, construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), fica a 1.800 metros do local onde existia a antiga estrutura. Tem 143,10 metros de extensão por 12,8 metros de largura e cinco vãos. A obra custou cerca de R$ 6,8 milhões.

“Com a conclusão da ponte, que era uma questão emergencial, podemos começar a projetar a pavimentação da estrada”, disse Richa. Doutor Ulysses é um dos cinco municípios paranaenses que ainda não tem ligação por asfalto com a malha rodoviária estadual.

Na solenidade de abertura da ponte, o governador anunciou a construção de 118 casas em Cerro Azul, numa parceria entre a prefeitura local e a Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar). O município também vai receber um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

REPERCUSSÃO – Os municípios do Vale do Ribeira respondem por grande parte da produção de cítricos do Estado. O prefeito de Cerro Azul, Luiz de Moura e Costa, destacou esta característica e disse que os produtos estavam perdendo competitividade. “A ponte volta a trazer novos negócios e desenvolvimento para a cidade”, afirmou.

O prefeito de Doutor Ulysses, Josiel Carmo dos Santos, elogiou a rapidez com que o governo estadual concluiu as obras da ponte. Para ele, o município ganha com a obra novas perspectivas econômicas. A afirmação é reforçada pelo produtor Mário Vendramini, que planta quatro mil pés de ponkam no município. “Estamos 200% mais animados. A ponte traz uma nova realidade para a região”, disse.

Durante a construção da ponte, o Estado contratou uma balsa para permitir o trânsito de veículos e pedestres. Com o serviço gratuito, o problema de acesso a Doutor Ulysses foi amenizado.

Fonte: (AEN)

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close