0 Shares 285 Views

Richa entrega 26 ambulâncias para o Samu de 26 municípios

27 de março de 2018
285 Views
Richa entrega 26 ambulâncias para o Samu de 26 municípios

O governador Beto Richa e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregaram nesta segunda-feira (26) mais 26 ambulâncias para 22 cidades paranaenses que vão reforçar o atendimento pelo Samu 192 – parte do lote de 476 veículos que estão sendo repassados para 365 municípios de 23 estados brasileiros.

Esta é quarta entrega de ambulâncias para o Paraná e em pouco menos de dois anos foram 100 ambulâncias para 65 municípios. “Essa parceria do Estado com o governo federal nos ajuda a garantir um bom atendimento à população e a salvar mais vidas no Paraná. Saúde é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter e, por isso, a dedicação e o empenho de cada um para dar um bom atendimento nesta área é essencial”, disse Richa.

O investimento nesse lote de ambulâncias é de R$ 83,9 milhões, informou o ministro Ricardo Barros. Até o fim deste ano deverão ser entregues, ao todo, 2.173 novos veículos para renovação e ampliação da frota em todo o Brasil – 150 para suporte avançado (UTI).

Investimento – “Havia muitos anos que não se renovava a frota do Samu, os veículos eram muito antigos. Agora vamos garantir que as ambulâncias estejam sempre dentro da garantia e com condições de prestar um atendimento à população de maior qualidade possível”, disse Ricardo Barros. Segundo dados do Ministério da Saúde, só nesta atual gestão da pasta foram repassados ao Paraná R$ 1,2 bilhão em recursos, para aplicação em diversas áreas.

Para a vice-governadora Cida Borghetti, o repasse de novas ambulâncias dá ainda mais destaque para o Estado. “O Paraná é o ente da federação que mais investe em saúde, e isso ocorre graças à prioridade à área dada pelo Governo do Estado e à parceria com o governo federal e os municípios”, disse ela.

De 2011 para cá, foram repassados aos 399 municípios 773 ambulâncias, adquiridas com recursos do tesouro estadual para as prefeituras, hospitais, serviços do Samu e do Siate. Além disso, foram repassados recursos para que as próprias prefeituras comprassem veículos.

No período houve uma grande expansão do Samu. Até 2011, o serviço atendia 15 cidades, somando 4,8 milhões de pessoas (44% da população do Estado). Em 2017, chegou a 336 o número de municípios integrados, beneficiando 9,8 milhões de pessoas (88% da população).

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.