0 Shares 295 Views

Ricardo Barros comemora registro de produto inovador para o Tecpar

12 de março de 2019
295 Views

 

O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) recebeu autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para lançar no mercado brasileiro o Tecplas, um medicamento biofarmacêutico inovador utilizado para a inativação de vírus no plasma utilizado em transfusões de sangue.

O deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirma que a publicação do registro na Anvisa cria mais uma oportunidade de atualização e desenvolvimento tecnológico com aumento de mercado e ampliação de faturamento ao laboratório público paranaense. O processo de registro iniciou há cerca de três anos com incentivo do então ministro da Saúde.

O Tecplas, que deve ser produzido na fábrica que o Tecpar construirá em Maringá, é uma solução inédita para eliminação de vírus de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O produto é utilizado para “limpar” o plasma humano utilizado em transfusões de sangue. Não existe no país nenhum outro produto semelhante e o mercado brasileiro depende da importação do medicamento.

Além disso, a produção do Tecplas no Brasil é vista como de interesse de saúde pública nacional já que o Tecpar possibilitará ao Ministério da Saúde e ao SUS um plasma humano seguro com reduzido risco de transmissão de agentes patogênicos, por meio de transfusão de sangue.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.