0 Shares 191 Views

Resta um mês para eleitor regularizar título no TRE

25 de março de 2012
191 Views

Atenção, eleitores curitibanos. Resta apenas um mês para quem não fez o recadastramento biométrico regularizar a situação. O prazo se encerra no dia 9 de maio.

Quem tem mais de 18 anos e não estiver em dia com a Justiça Eleitoral até essa data não poderá votar na eleição deste ano e não conseguirá fazer passaporte, prestar concurso público ou se matricular em instituições públicas de ensino até resolver a pendência.Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao centro de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) portando carteira de identidade, comprovante de residência e, se for o caso, o título antigo. Quem teve o título cancelado terá de pagar multa que varia de R$ 3,51 a R$ 35,10.

Quem mora em outra cidade, é eleitor de Curitiba e pretende mudar seu título para o local onde vive tem até o dia 9 de maio para fazer isso – o mesmo prazo para quem quiser fazer o inverso, mudar o título para a cidade de Curitiba. As inscrições reabrem somente após o término do período eleitoral, em novembro. (CM)

Em Curitiba, 211 mil eleitores (o equivalente a 19% do eleitorado) tiveram seus títulos cancelados por não terem feito o recadastramento biométrico dentro do prazo, que se encerrou em 20 de janeiro. Desses, apenas 9 mil procuraram o TRE para refazer seus títulos, ou seja, existem cerca de 200 mil eleitores da capital em situação irregular.

Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, alguns desses eleitores já não moram mais na cidade. Essas pessoas devem procurar a Justiça Eleitoral no município que moram atualmente para regularizar a situação.

Nove de maio também é o prazo final fazer o título de eleitor pela primeira vez, no caso de eleitores com 18 anos. Para adolescentes entre 16 e 18 anos, o registro é facultativo.

Quem completa 16 anos até a data da eleição já pode se registrar. Para quem faz 18 anos depois do prazo limite para tirar o título e antes das eleições, o registro e o voto são facultativos.

A expectativa do TRE é de que, por causa do recadastramento biométrico, a procura de eleitores até 9 de maio seja baixa. Isso porque muitos dos que tiraram o título pela primeira vez e os que precisavam fazer a transferência de domicílio já aproveitaram a época do recadastramento para isso.

Desde o fim do período de recadastramento biométrico, um total de 15 mil pessoas procuraram o TRE. Nove mil para regularizar o título e 6 mil para fazer o documento pela primeira vez. A expectativa é de que entre 15 mil e 20 mil pessoas procurem o TRE até maio.

Biometria

A biometria permitirá a identificação de eleitores por impressão digital nas próximas eleições. Todos os eleitores de Curitiba devem se recadastrar, mas apenas 81% dos inscritos fizeram isso dentro do período estipulado.

Serviço: A Central de Atendimento ao Eleitor do TRE funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Mais informações: (41) 3330-8673 e 3330-8674 ou www.tre-pr.jus.br.

Com informações Gazeta do Povo

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.