por 16:42 Curitiba, Política

Renova terá candidatos na disputa da Câmara de Vereadores em Curitiba

Depois de formar 133 candidatos para a eleição de 2018, dos quais 17 se elegeram parlamentares, entre eles as revelações do Congresso Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP), o RenovaBR selecionou 1,4 mil pessoas para sua segunda turma, que iniciou a formação política no mês agosto.

O número de matriculados é dez vezes maior que o registrado no primeiro programa de formação, realizado em 2018, num processo seletivo que teve mais de 31 mil candidatos de todo o Brasil.

Na capital…

Curitiba também está no radar do RenovaBR para lançar novos nomes na eleição municipal, com um programa, que oferece aprendizado e iniciação política, tem a intenção de colocar à disposição do eleitor pessoas qualificadas e capacitadas para exercer cargos na Câmara Municipal e na Prefeitura.

Gente que nunca foi disputou eleições antes está entre os pré-candidatos aprovados, a estudante de direito Luísa Carli (foto), que ainda está sem partido ressalta a importância do curso ao compará-lo com a sua formação “O curso de direito durante décadas se mostrou a principal formação dos políticos de nosso país, hoje em dia isso vem se perdendo” O curso do RenovaBR para ela “Permite formar  muito além de um bacharel em direito, mas um político preparado para compreender as carências da sociedade e os mecanismos estatais.”

Há também pré-candidatos que já disputaram em pleitos anteriores, como o jornalista Marcelo Fachinello e a empresária Amália Tortato. Fachinello que em 2016 fez 4168 pelo PTB votos e acha que “Participar do RenovaBR Cidades é muito importante num processo de preparação para minha candidatura e também para exercer o mandato, caso eleito. Precisamos de pessoas mais preparados para exercer cargos públicos e mandatos. Esse, claramente, é o objetivo do RenovaBR”.

Resultado de imagem para jornalista Marcelo Fachinello

Amállia, que foi candidata a deputada federal pelo Novo em 2018 e fez 7600 votos concorda coma importância do curso “Além de conteúdos de história, política, análise de dados e planejamento de pré-campanha e campanha. Estou achando ótimo! Esse acompanhamento dos exercícios, como vídeos e projetos. Tudo isso dá uma visão profissional do seu andamento.”

O RenovaBR tem pré-candidatos em vários partidos de Curitiba, como PSDB, Novo, PTB, PRB e SD, isso marca a pluralidade que seus dirigentes querem empregar ao movimento. A renovação dos quadros para a CMC é vista por todos como fator fundamental para melhorar a representação na capital paranaense, e certamente os curitibanos verão com bons olhos os novos nomes que passarem por iniciativas, como o RenovaBR, que visem a qualificação dos que pretendem representa-los. Em 2020 Curitiba pode ter renovação com qualidade.

Fechar