Arquivos

Categorias

Ratinho Junior garante apoio do Estado a obras e projetos de Maringá

Boca Maldita: Ratinho Junior garante apoio do Estado a obras e projetos de Maringá

Os novos projetos estruturais e sociais elaborados pela prefeitura, assim como os investimentos necessários para as obras em andamento em Maringá, têm total apoio e respaldo do Estado, garantiu nesta quinta-feira, 16, o secretário de Desenvolvimento Urbano, deputado Ratinho Junior (PSD), durante reunião de trabalho com o prefeito Ulisses Maia (PDT).

“O encontro de hoje é um momento oportuno para que as equipes do Estado e da prefeitura se integrem e façam um levantamento de projetos urbanísticos e estruturais que exijam a formalização de convênios. Certamente os recursos necessários serão liberados. Afinal, o Paraná depende do sucesso econômico e social de Maringá”, destacou Ratinho Júnior.

O secretário esteve em Maringá junto com superintendente do Paranacidade, Wilson Bley Lipski, e uma equipe de técnicos. Participaram do encontro, o vice-prefeito Edson Scabora (PV), os deputados Evandro Araújo (PSC) e Cláudio Palozi (PSC), o promotor de justiça Maurício Kalache, secretários municipais, vereadores, prefeitos da região e coordenadores de núcleos regionais do governo estadual.

Projetos – Na reunião, o prefeito Ulisses Maia destacou e agradeceu a a equipe do governador Beto Richa e enumerou alguns projetos que estão sendo elaborados para execução a curto ou médio prazo. Entre eles estão a compra de novos caminhões para coleta de lixo, a construção de trincheiras no Contorno Sul para atender especialmente os moradores da região dos conjuntos Atami e São Silvestre e o que prevê a instalação de áreas de lazer, cultura e esporte em espaços públicos nos bairros.

“O primeiro projeto nesse sentido visa atender os moradores da Vila Vardelina, onde queremos implantar um campo de futebol com grama sintética e um parque infantil no terreno da Praça João 23, onde já instalamos recentemente uma academia ao ar livre”, adiantou.

Segundo o prefeito, a ideia é implantar campos de grama sintética em outros locais, como rotatórias de avenidas e outros terrenos públicos ociosos, para oferecer melhor qualidade de vida e oportunidade de integração entre os moradores dos bairros por meio do esporte, cultura e momentos de lazer.

Como resposta à sugestão, Ratinho Júnior adiantou que a Sedu já desenvolve o projeto “Meu Campinho” que tem, exatamente, a mesma finalidade da proposta maringaense. Segundo o secretário, a iniciativa teve como base um projeto desenvolvido na região da Baviera, na Alemanha, e já conta com 50 campinhos de grama artificial em execução no Paraná.

Grupos de trabalho – A mesma disposição em viabilizar a execução dos projetos da prefeitura de Maringá foi demonstrada, na reunião de trabalho, pelo superintendente do programa Paranacidade, Wilson Bley Lipski. “Os recursos para a execução desses projetos em Maringá serão repassados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, que tem linhas de crédito específicas para se construir cidades melhores no Paraná”, resumiu.

No período da tarde o superintendente dividiu quatro grupos de técnicos do Governo do Paraná e da Prefeitura de Maringá – incluindo secretários – para discutirem temas como planejamento, esportes, contabilidade, processamento de dados, gestão, fiscalização e acompanhamento de obras.

Por solicitação do prefeito Ulisses Maia, os secretários municipais ficaram de elaborar projetos e alternativas do município para posterior apresentação e análise do programa Paranacidade.