Arquivos

Categorias

PT já reavalia cenário sem Lula

foto: reprodução/facebook
Um dia depois do TRF4 marcar o julgamento do recurso de Lula para 24 de janeiro, o PT reavaliou o cenário envolvendo a candidatura do ex-presidente.

Um dia depois do TRF4 marcar o julgamento do recurso de Lula para 24 de janeiro, o PT reavaliou o cenário envolvendo a candidatura do ex-presidente. A legenda viu aumentar as chances de condenação de Lula, o que pode torná-lo inelegível. A possibilidade mais concreta de Lula ser candidato é recorrendo a instâncias como o STJ e o STF. Por enquanto não se fala no PT em substituir Lula por outro candidato. As informações são de Vera Rosa, Daiene Cardoso e Ricardo Galhardo no Estadão.

No entanto, alguns dirigentes lembram que, se há um ponto positivo no calendário do TRF-4, é o fato de o julgamento ter início oito meses antes da eleição. Com isso, haveria tempo para o partido construir um “plano B”, que pode ser o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

Nesta quarta-feira, 13, em Brasília, Lula disse que não quer se “esconder” atrás de uma candidatura ao Palácio do Planalto para evitar ser preso e anunciou a intenção de ir “até as últimas consequências” para se defender. O petista também intensificou a pré-campanha e as críticas à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Judiciário.

A estratégia do PT é investir na imagem de Lula como “perseguido político”. Nos três atos dos quais participou na capital, o ex-presidente insistiu no discurso de que tudo está sendo feito por PF, Judiciário e MPF para tirá-lo da disputa eleitoral em 2018. O petista e seus aliados vão insistir na tese de que ele é inocente.

“Não quero que vocês tenham um candidato a presidente que esteja escondido na sua candidatura porque ele é culpado e não quer ser preso. Quero ser inocentado para poder ser candidato. Sendo candidato ou não sendo candidato, eles vão ter de nos engolir”, disse Lula. O ex-presidente criticou também os acordos de colaboração e afirmou que há “malandro fazendo delação premiada com tornozeleira” e mantendo seu dinheiro.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.