por 11:36 Sem categoria

PT APRESENTA 45 EMENDAS AO ORÇAMENTO DE 2009

A bancada do PT na Assembléia Legislativa apresentou 45 emendas ao orçamento para 2009 que somam R$ 18,1 milhões. A maioria das emendas propostas é para áreas prioritárias como saúde, educação e infra-estrutura. O líder da bancada, Péricles de Mello, afirma que as propostas procuraram atender às demandas da população mais carente, das comunidades tradicionais do Paraná e agricultura familiar.

Uma emenda define o destino do excesso de arrecadação, que sobra após os repasses constitucionais. O excedente de caixa deverá ser usado em programas de desenvolvimento rural e agricultura familiar; integração do transporte metropolitano de Curitiba; diversificação da agropecuária e fortalecimento do agronegócio familiar; programa de regularização fundiária, agricultura familiar e cidadania; fomento rodoviário aos municípios e casa da família. Os petistas também pedem que parte da sobra de arrecadação seja usada na formalização de convênio com o Ministério da Cultura, para implantação do “Programa Cultura Viva” no Estado.

Os petistas pedem ainda a criação de verba específica no orçamento da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia que será destinada a implantação de um centro de pesquisas das comunidades tradicionais paranaenses. Este centro funcionaria na Unicentro e trabalharia em parceria com o Centro Missionário de apoio ao campesinato e a Rede Puxirão.

Além destas propostas, a bancada do PT quer investimentos na construção de mais bibliotecas, aumento dos atendimentos em saúde, construção de mais casas populares e de  centro de atendimento da saúde da mulher e da criança para vários municípios com prioridade para aqueles com baixo índice de desenvolvimento humano-IDH.

Fechar