por 11:02 Sem categoria

Programa resgata jovens para a cidadania

Programa resgata jovens para a cidadania

O município de Cruzeiro do Oeste, através do programa Orçamento Participativo, promove à proximidade e atuação da população em cada ação do governo. Discutindo idéias de como investir o orçamento do município os cruzeirenses promovem a transparência e a melhor distribuição da verba para melhorias e construções. Com os bons resultados oferecidos pela união – governo e população – o prefeito Zeca Dirceu também expandiu o programa para os jovens.

A fim de resgatar a juventude para participar e promover o desenvolvimento da cidade, em 2008 foi idealizado o Orçamento Participativo Jovem. O programa é a porta para os filhos mais novos do município começarem a ter uma vida ativa e crítica nos acontecimentos de Cruzeiro do Oeste. Seguindo o cronograma de atividades, na última semana foi realizada, na Secretária de Educação, a pré-reunião do Orçamento Participativo Jovem com a participação das lideranças da classe.

Segundo a representante do programa, Maria Otilia, a pré-reunião foi destinada a plantar, nos representantes dos jovens, uma “sementinha” que vai desperta-los para participar dos assuntos do município. “Na pré-reunião conversamos sobre as metas para 2010 e destacamos a importância de despertar os nossos jovens para participar dos diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento da nossa cidade. Agora cada representante tem o dever de dizimar essa idéia com seu grupo”, enfatizou Maria, lembrando que a reunião do Orçamento Participativo Jovem será realizada no dia 22 de abril.

Para o prefeito Zeca Dirceu, o programa vai além do resgate do jovem para participar e opinar na sua realidade e necessidades no município. “Com o Orçamento Participativo jovem, queremos despertamos nos nossos jovens o senso crítico, mas também resgatamos nossos futuros cidadãos para o sentimento de cidadania. Queremos provocar a força que os jovens tinham antigamente, quando eles participavam de grêmios estudantis e faziam sua voz ecoarem na sociedade”, esclareceu Dirceu. 
 
Programa – Nos cinco anos de Orçamento Participativo o município teve a participação da comunidade em mais de 300 assembléias em todos os setores da cidade e distritos. São em torno de 60 encontros a cada ano para definir as principais ações que mais atendam aos anseios da nossa comunidade. No Orçamento Participativo Jovem são realizadas uma reunião por rodada. “Como o Programa garantimos a democracia no nosso município colocando o povo diretamente com as ações da administração municipal”, ressaltou Dirceu.

Fechar