por 10:20 Educação

Professores da Unioeste lança livro sobre nome próprio de pessoas

A professora doutora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Márcia Sipavicius Seide e o professor doutor Eduardo Tadeu Roque Amaral lançaram, no XXXV Encontro da ANPOLL (Associação Nacional de Pós Graduação em Letras e Linguística), o  livro  “Nomes Próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira”. A obra surgiu   da parceria entre os programas de pós-graduação da Unioeste e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A professora Márcia explica que nesta obra, os nomes próprios de pessoas do português brasileiros são descritos e analisados cientificamente. Primeiro, apresenta-se um panorama histórico sobre as pesquisas que se dedicam ao tema e uma tipologia detalhada deste tipo de nome. Na sequência, há capítulos que versam sobre as características morfológicas, sintáticas, semânticas e lexicais dos nomes próprios de pessoas. Na parte final do livro,  há um capítulo dedicado à análise de nomes próprios de pessoa na literatura e em contextos migratórios que evidencia a importância do estudo dos nomes de pessoas em diferentes áreas de conhecimento.

O livro em formato pdf pode ser acessada gratuitamente em Busca: NOMES PRÓPRIOS DE PESSOA introdução à antroponímia brasileira – Editora Blucher.

Fechar