0 Shares 378 Views

Princesa Benedikte visita Usina de Itaipu

24 de outubro de 2019
378 Views

A princesa Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, do Reino da Dinamarca, inclui a usina de Itaipu no roteiro de visitas ao Brasil. A programação será nesta quinta-feira (24), a partir das 14h30. A recepção será feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Ela é quarta integrante da família real dinamarquesa a visitar a usina.

A primeira foi a rainha Margrete II Alexandrina Ingrid, a majestade real; irmã da princesa,  m 12 de maio de 1999, que veio acompanhada do marido já falecido, o consorte príncipe Henrick e do filho, o príncipe Frederik, herdeiro do trono da Dinamarca. Em 31 de julho de 2016, quem esteve na usina foi o outro filho da rainha, a alteza real, o príncipe Joachim.

Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid ficará dois dias em Foz do Iguaçu, onde conhecerá atrativos turísticos e fará a homenagem ao diretor-geral brasileiro com a entrega da medalha homônima dela. A medalha foi criada para marcar a vinda da alteza real para a inauguração do Instituto Princesa Benedikte, em Curitiba. Ela também é uma forma de reconhecimento de personalidades de destaque no Paraná. Nesta viagem, 12 pessoas serão contempladas, incluindo o general Joaquim Silva e Luna. A outorga é uma honra especial.

Motivo da viagem

A princesa Benedikte veio ao Brasil oficialmente para a inauguração do Instituto Princesa Benedikte, com sede em Curitiba, na terça-feira (22). O instituto abrigará crianças e adolescentes da Associação Caminhos da Vida – Lar Dona Vera, entre zero a dez anos, retiradas da guarda dos pais pela Justiça, vítimas de maus-tratos, violência sexual ou outras vulnerabilidades.

No espaço, o instituto vai oferecer aulas de natação, futebol e balé, além de frequência diária na creche ou escola local com cuidados de assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Este é o primeiro projeto social dinamarquês no Brasil e está localizado na Rua Pedro Mossoline Gasparin, no bairro Santa Felicidade, na capital paranaense. Na segunda-feira (21), ela esteve em São Paulo, onde visitou a Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Vila Clementino, Zona Sul da capital paulista. Lá ela conheceu um projeto de ensino pedagógico que utiliza peças de lego para alfabetização em braile.

Comitiva

Fazem parte da comitiva Anne Dorthe Iuel; Jens Olesen, embaixador da Boa Vontade da Dinamarca, e esposa Renata Olesen; além de Wilson Andersen Ballão, presidente do Instituto Princesa Benedikte, e esposa Karin Birckjolz; Marcella de Souza Carvalho, diretora do Instituto Princesa Benedikte; e Pedro Luiz Fernandes, cônsul honorário do Reino da Dinamarca em Curitiba.

Programação na usina

Às 14h30 a princesa será recepcionada pelo general Joaquim Silva e Luna, no Centro Executivo de Itaipu, na Vila A, onde será entregue a honraria do Instituto Princesa Benedikte para o diretor. Em reciprocidade, Silva e Luna dará um presente típico do artesanato local para a princesa.

Em seguida, às 14h45, haverá deslocamento do grupo para a usina com o acompanhamento da secretária executiva da Diretoria Geral, Rosimeri Fauth Ramadas Martins.

A chegada à área VIP do Centro de Recepção de Visitantes está prevista para as 15h. Na usina, a integrante da família real dinamarquesa fará o plantio de árvore no Bosque do Visitante. Já às15h15, o grupo fará a visita institucional técnica às instalações da usina, passando pelas áreas externas e internas, incluindo a Casa de Máquinas e o leito do Rio Paraná. O atendimento será feito pela Divisão de Relações Públicas.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.