Escrito por 14:00 Foz do Iguaçu

Prefeito acompanha visita de vereadores às obras da nova ala COVID 19 do Hospital Municipal de Foz

O Prefeito Chico Brasileiro acompanhou a visita da Comissão da Saúde da Câmara de Vereadores feita ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) na manhã desta quarta-feira (29). A convite do próprio chefe do poder executivo, os vereadores puderam analisar de perto o ritmo em tempo recorde das novas obras que vão ampliar a estrutura para o enfrentamento ao Coronavírus e que futuramente representarão um salto na qualidade assistencial à população. 

Com uma tecnologia moderna, dentro de poucos dias, serão 12 novos leitos com capacidade para atendimento de UTI e aquisição de novos equipamentos, como um tomógrafo. 

“Queremos agradecer ao prefeito pelo convite. Eu estou muito feliz com a execução de mais 12 leitos de isolamento e também com os dois tomógrafos. Conhecemos o espaço e temos a certeza de que os recursos estão sendo bem investidos”, enfatizou a Presidente da Comissão de Saúde, Inês Weizmann. 

Para o prefeito Chico brasileiro, a visita amplia a transparência que município está dando nas ações de combate à Covid 19. “A Câmara Municipal tem aprovado leis de enfrentamento ao COVID com rapidez. O convite é um reconhecimento e também nosso compromisso com a transparência, para que eles possam acompanhar de perto como estão sendo aplicados os recursos e também opinar sobre as ações”, expressou.

Duradouro

Brasileiro também falou sobre a importância dos investimentos para o fortalecimento da saúde pública e que serão duradouros. “Importante ressaltar que Foz está utilizando estratégia diferente de outros municípios, os investimentos serão agregados à estrutura da saúde pública. Com a nova estrutura, teremos uma melhoria na capacidade de enfrentamento à COVID, mas principalmente uma melhoria assistencial para internamentos futuros, inclusive quando retornamos as cirurgias eletivas, com maior capacidade para atender as demandas”, enfatizou.

Investimento

A nova ala será composta por mais 12 leitos de UTI para doenças infecciosas. A unidade hospitalar conta atualmente com 70 leitos na ala Covid-19, destes, 17 são de UTI. O investimento na nova área será de cerca de R$ 1 milhão, com recursos próprios do município. A unidade de isolamento e UTI contará com antessalas de pressão negativa, sistema de circulação que impede as impurezas na entrada e elimina a chance de contaminação na saída; além de posto de enfermagem, farmácia satélite, expurgo, copa, vestiário masculino e feminino, estar de enfermagem, estar médico e rouparias (roupas limpas e roupas de descarte).

A prefeitura também tem o plano de ampliação de 40 novos leitos, com investimento total de dois milhões de reais. Os recursos são oriundos do Poder Público Municipal, Justiças Federal e Estadual e Ministério Público.

(Visited 17 times, 1 visits today)
Close