Escrito por 13:00 Curitiba

Polícia Civil alerta para clonagens de contas de WhatasApp em Curitiba

Compartilhe

O delegado José Barreto, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), alertou para o aumento do número de clonagem de contas de WhatsApp em Curitiba.

Segundo ele, nos últimos dois meses, pelo menos metade dos boletins de ocorrência registrados são relacionados a esse tipo de golpe.

“Nós ainda não temos um levantamento oficial, mas eu posso garantir, com certeza, que esses casos aumentaram muito nos últimos dias. É extremamente importante que a população fique em alerta para não cair nesse tipo de golpe”, argumentou o delegado.

Barreto explicou que os golpistas agem de diversas formas, mas uma delas é tendo acesso ao número do telefone e aos dados pessoais que estão disponíveis na internet, principalmente em sites de anúncios de compra e venda.

“Os criminosos entram nesses sites, pegam o telefone que foi descrito lá, e ligam para o dono da conta se passando pelos administradores do site. Depois, ele informa que para a confirmação do cadastro, é necessário a verificação de um código. Mas, na verdade, esse código que aparece para a pessoa, é o que o estelionatário precisa para ativar a conta de WhatsApp em outro aparelho”, detalhou Barreto.

Depois que o estelionatário consegue clonar a conta, começa a mandar mensagem para vários conhecidos da vítima pedindo dinheiro, segundo o delegado.

Close