Poetar é Preciso! – Por Gilmar Cardoso

(*) por Gilmar Cardoso

Parafraseando o universal poeta português Fernando Pessoa que imortalizou a famosa frase do general romano Pompeu (106-48 aC.), dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu: Navegar é Preciso!

Didaticamente a Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.

Para o genial paranaense Paulo Leminski, a poesia só existe quando há entendimento entre emissor (aquele que escreve) e receptor (aquele que lê).

Tradicionalmente o Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro. Os poetas e suas instituições literárias, bibliotecas e estabelecimentos educacionais e culturais ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei federal 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data, cuja iniciativa parlamentar foi do senador do Paraná, Álvaro Dias, é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. A Presidente Dilma Rousseff sancionou lei que oficializa o dia 31 de outubro, dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, como o Dia Nacional da Poesia.

Até meados do ano de 2015, a data era comemorada em 14 de Março e a escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847. Porém, essa celebração não era oficial. Houve uma proposta de lei para que a comemoração fosse oficializada no dia 14 de Março, mas o Projeto foi arquivado.

À época, através do projeto de lei do Senado 501, de 2009, o autor descreveu na mensagem justificativa que – graças ao grande número de poetas, homens e mulheres – a escolha para simbolizar esta homenagem à poesia poderia recair sobre muitos deles. Na opinião de Alvaro Dias é necessário valorizar a cultura, para dar cumprimento ao que dispõe o artigo 216 da Constituição, segundo o qual, entre outros dispositivos, o poder público “promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro”. O senador observa que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, Drummond “teve sua obra celebrada por milhões de admiradores” e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira. !A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia”, argumenta Alvaro Dias.

Oficialmente no âmbito internacional no dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia. Um tributo à palavra poética, ao poema e aos poetas. A data foi instituída pela UNESCO, em 1999, com o objetivo de comemorar e apoiar a diversidade linguística através da expressão poética. Além de promover o seu ensino. O 21 de março — Dia Mundial da Poesia — é a data em que a arte poética, em todo o mundo, é reverenciada. Assim, desde 1999, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) oficializou essa data comemorativa, os países, nesse dia, têm a missão de, por meio da poesia, promover a diversidade das línguas

O dia 21 de março foi proclamado como o Dia Mundial da Poesia na 30ª Conferência Geral em Paris da UNESCO em 1999, com o propósito de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de línguas ameaçadas serem ouvidas. Esta data serve para: homenagear poetas, reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, escrita e ensino de poesia, fomentar a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade de poesia nos média.

Entendo que o Dia Mundial da Poesia é um tributo à palavra poética, ao poema como tal e aos poetas. A poesia é um gênero literário que se apresenta como a manifestação da beleza ou a estética por meio da palavra. Além disso, é também apresentada como uma oportunidade para línguas ameaçadas saiam à luz e sirvam como um meio para uma comunicação artística adequada nas comunidades que as mantêm.

A poesia está entre as mais antigas formas de arte literária, havendo registro de textos poéticos em hieróglifos no Egito, 25 séculos antes de Cristo. Na poesia moderna, uma das mais importantes ferramentas é a metáfora – e outras figuras de linguagem. Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Na poesia, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que o autor utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Como a poesia é a alma dos poetas, nada mais justo do que ter uma data especial só para ela, com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia. Esta data comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias por meio das palavras, da inovação, visando a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento cultural e das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade, como dito, inferindo na nossa percepção e compreensão do mundo.

Engana-se quem acredita que a poesia é usada apenas para expressar sentimentos e emoções. Quando aliada ao estudo, a redação poética auxilia na construção do processo criativo e crítico de alunos e alunas, levando-os a refletir e questionar valores e questões da vida e da sociedade, contribuindo para a criação de uma geração mais atuante e menos alienada.
Este Dia Mundial da Poesia, celebra também a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Observado pelas Nações Unidas, anualmente, sempre é celebrado, como uma das mais preciosas formas humanas de expressão cultural, linguística e de identidade. Praticada ao longo da História em todas as culturas e em todos os continentes, a poesia é um poderoso catalizador para o diálogo e a paz.

É considerada uma das sete artes tradicionais, e utiliza a linguagem humana para fins estéticos. Ela retrata uma história onde os fatos acontecem de acordo com a imaginação do autor, ou até mesmo do leitor, já que o sentido pode ser interpretado de várias maneiras. É possível que a poesia tenha começado a ser feita antes do tempo da escrita. Existem muitas obras antigas que parecem ter sido compostas para ajudar na memorização e na transmissão oral nas sociedades daquela época.

O Dia Mundial da Poesia é a ocasião para celebrar poemas, reviver tradições orais de recitação de poesia, promover a leitura, escrita e ensino da poesia, promover a convergência entre a poesia e outras artes como o teatro, a dança, a música e a pintura e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social. A poesia continua a juntar as pessoas através dos continentes e todos podem juntar-se nesta celebração.

Prestando tributo aos homens e mulheres, cujo único instrumento é o discurso livre e a imaginação, a UNESCO reconhece na poesia o seu valor como um símbolo da criatividade espiritual humana.

No seu dia e sempre, a nossa homenagem aos poetas e poetisas que sempre nos iluminaram com suas belas poesias!

(*) Gilmar Cardoso é advogado, poeta, membro do Centro de Letras do Paraná e da Academia Mourãoense de Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aos 48 anos, Mendonça poderá ficar no STF até dezembro de 2047.

O futuro ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça tomará posse no tribunal no dia 16 de dezembro. A cerimônia foi agendada para às 16h.Mendonça foi aprovado pelo plenário do Senado na 4ª feira (1º.dez) por 47 votos a 32. O ex-advogado-geral da União é o segundo indicado do presidente Jair Bolsonaro à Corte e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

 

 

Brasil rumo a 300 milhões de doses

*Brasil rumo a 300 milhões de doses*Com as doses de vacinas contra covid-19 que chegaram na sexta-feira, 3, somente os laboratórios Pfizer e AstraZeneca já entregaram 292,7 milhões das 372,5 milhões de doses de imunizantes adquiridos pelo governo brasileiro. Desde o começo de 2021, o Brasil já aplicou mais de 313,1 milhões de doses. Mais de 159,5 milhões de pessoas tomaram a primeira dose, o que representa 90,1% da parcela da população-alvo (177 milhões), de brasileiros acima dos 18 anos.