Escrito por 15:00 Assunto

“Parcerias com terceiro setor são fundamentais para ampliar programas sociais”, afirma Marcello Richa

“Parcerias com terceiro setor são fundamentais para ampliar programas sociais”, afirma Marcello Richa
Compartilhe

O presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR) e pré-candidato a deputado estadual, Marcello Richa, ressaltou nesta terça-feira (8/5), durante visita a Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (Amcip) em Curitiba, a importância de estimular o diálogo e parcerias entre o poder público e terceiro setor.

“Ao oferecer condições e apoio para o terceiro setor, o poder público amplia o alcance e impacto dos programas sociais. Para isso é preciso diálogo constante para a construção de projetos que atendam o Marco Regulatório e permitam a descentralização e melhoria dos serviços”, afirmou Marcello Richa.

Acompanhado da fundadora da Amcip, Marisa Sella, Marcello Richa conheceu a estrutura e serviços oferecidos pela entidade, que promove atendimento especializado em reabilitação infantil para bebês de risco e com deficiência. Atualmente atendem 140 crianças de 0 a 5 anos por meio da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento de suas potencialidades e inclusão sócio-educacional.

Em 2005 a entidade implantou o método Multi Sensory Environments Snoezelen, em que equiparam uma sala com diversos materiais sensoriais de luzes, cores, sons, texturas e aromas. O espaço é utilizado para trabalhar os sentidos primários das crianças que apresentam quadro de stress, agressividade, hiperatividade, medo, depressão ou pânico.

“O trabalho desenvolvido com a metodologia Snoezelen pela Amcip é pioneiro no Brasil e viemos conhecer melhor o projeto, estudar parcerias e ajudar a disseminar a iniciativa. São boas práticas que precisam ser estimuladas, pois alcançam resultados concretos e contribuem para a inclusão e resgate da cidadania”, disse Marcello Richa.

Durante o encontro também foram debatidas novas opções de arrecadação de recursos para o desenvolvimento das atividades da entidade junto à iniciativa privada, município, estado e governo federal, como a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e Nota Paraná.

Close