0 Shares 136 Views

Paraná chega a 117 mortes por gripe em 2019

4 de outubro de 2019
136 Views

Por G1 PR

O Paraná chegou a 117 mortes por gripe em decorrência do vírus Influenza em 2019, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (2). Ao todo, são 614 casos da doença.

Seis óbitos foram confirmados nos últimos 15 dias e registrados em:

-Curitiba;
-Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná;
-Foz do Iguaçu, no oeste;
-Contenda, na região Metropolitana de Curitiba;
-Londrina, no norte;
-Marmeleiro, no sudoeste.

Dentre essas mortes, quatro envolveram pessoas com mais de 60 anos. Os outros dois casos são de pessoas com 52 e 32 anos.

De acordo com a Sesa, a idade é um fator de risco para a gripe, pois 53% dos casos aconteceram em idosos. A segunda faixa etária com mais casos registrados é a de 50 a 59 anos, representando 17,1% dos casos.

O boletim quinzenal apresentou ainda 1.504 casos provocados por outros agentes respiratórios e 2.348 casos de síndromes respiratórias não identificadas.

Influenza

Conforme a Sesa, a Influenza é uma infecção respiratória aguda e os sintomas mais comuns são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, coriza, tosse seca e dores de cabeça, de garganta e no corpo. Podem ainda surgir outros sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e vermelhidão nos olhos.

A secretaria orienta ainda a busca pelo atendimento médico, em caso de agravamento dos sintomas, para diagnóstico clínico e tratamento oportuno com o antiviral. A Sesa afirmou que disponibiliza o medicamento nas unidades de saúde, diante receita médica.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.