Written by 15:15 Sem categoria

PARAGUAY ASSINA ACORDO SOBRE MIGRAÇÃO

O chanceler paraguayo Héctor Lacognata anunciou nesta sexta-feira (31) que o presidente Fernando Lugo assinou quatro acordos migratórios no âmbito do Mercosul. Segundo a agência Ansa Latina, o ministro das Relações Exteriores explicou que os acordos se referem à "residência para cidadãos dos países-membros do Mercosul" e à "regularização migratória interna de cidadãos do bloco".

Os documentos ratificados hoje ampliam os benefícios migratórios também para os membros associados Bolívia e Chile. Os acordos são um primeiro passo para que os países-membros do Mercosul estabeleçam regras comuns sobre fluxos migratórios.

Vale lembrar que aproximadamente 400 mil brasileiros residem no vizinho país. São os chamados brasiguayos. A maioria trabalha na agricultura em regiões próximas a faixa de fronteira com o Brasil. De acordo com Lacognata, a medida assinada por Lugo garante a igualdade de direitos civis, o acesso ao trabalho e a possibilidade de acesso ao seguro desemprego para cidadãos do Mercosul.

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close