Arquivos

Categorias

O repúdio de René Dotti

Celso Nascimento, na Gazeta do Povo

Repúdio 1
Por proposta do acadêmico René Dotti, a Academia Paranaense de Letras (APL) aprovou, na semana passada, moção de repúdio à invasão de escolas por estudantes adolescentes que diziam protestar contra a reforma do ensino médio e contra a PEC do teto dos gastos públicos. Estranhamente, a presidente da APL, Chloris Casagrande Justen, se manifestou contra, conforme carta que endereçou aos acadêmicos já depois de a moção ter sido publicada no site da instituição.

Repúdio 2
Dotti foi o autor do texto da moção. Nele, lembrou que as invasões revelaram a pretensão de “facções políticas e ideológicas” de levar os estudantes a “se opor, pela força física, ao maior esclarecimento de assuntos fundamentais para o país”. Na tarde desta sexta-feira (4), Dotti observou à coluna: “a invasão do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná poderia ter sido evitada se o alerta da Academia tivesse sido amplamente divulgado”.

Repúdio 3
Nem bem a carta de desautorização assinada pela presidente da APL ter sido enviada, seu argumento foi vencido pelo desrespeito dos estudantes que invadiram “o monumento sagrado da UFPR”. René Dotti e os demais que, antes, assinaram a nota de repúdio tinham razão. Assim como alunos e professores que protestam contra esta nova invasão.