Escrito por 11:56 Sem categoria

Nosso Paraná: Beleza e história juntas na Estrada da Graciosa

Compartilhe
via site do João Arruda

Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa, também conhecida como PR 410, foi a primeira via carroçável do Paraná, construída entre 1854 e 1873. Sua importância histórica está atrelada ao início do desenvolvimento do Estado, por onde circulava o fluxo econômico da época, já que era o principal acesso entre Curitiba e o litoral.

Hoje, atrai turistas que desejam contato com a natureza, além de conhecer marcas da História do Paraná. Em seus trechos estão, por exemplo, o Caminho dos Orgânicos, o Marco Dom Pedro II, os Rios Mãe Catira e Ipiranga, além de vários recantos.

Segundo registros históricos, a Estrada da Graciosa também guarda em sua tradição a passagem do imperador Dom Pedro II e sua comitiva, que em visita oficial ao Estado, em 1880, descansaram à sombra de um pinheiro.

A importância da preservação da Mata Atlântica no local mereceu, em 1993, a declaração de parte da estrada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

A sugestão deste ponto turístico para o Nosso Paraná é da Cris Fortes. Mande você também uma sugestão de locais importantes para a história e o turismo do nosso estado.

Para ver todas as postagens da série Nosso Paraná clique AQUI

Close