0 Shares 223 Views

No PR, homicídios caem pelo terceiro ano

16 de setembro de 2015
223 Views
Operação 12 BPM Curitiba, 03/09/2015 Fotos: Cabo Daniel Meneguetti / PMpr

Fotos: Cabo Daniel Meneguetti / PMpr

Pelo terceiro ano consecutivo, o Paraná apresenta queda de homicídios. Foram 1.203 assassinatos de janeiro a junho deste ano, contra 1.321 no mesmo período de 2014, com redução de 9%, segundo levantamento da Secretaria de Segurança divulgado nesta terça-feira (15).

Em 2013, o número ficou em 1.323 e no ano anterior em 1.578. Na comparação com o ano de 2010, a redução no índice chega a 33% em todo o Estado. De 23 regiões integradas, 14 apresentaram redução. Em Curitiba, onde se concentram quase 18% da população do Estado, a redução nos homicídios dolosos chegou a 28% – de 305 no primeiro semestre de 2014 para 219 neste ano.

Além de Curitiba, a tendência de queda se refletiu em outros grandes centros urbanos do Estado, como nas regiões de Londrina (-37%), Guarapuava (-34%), Ponta Grossa (-17%), Maringá (-16%), e Foz do Iguaçu (-16%).

“Estamos num círculo virtuoso”, afirmou o secretário Wagner Mesquita.

“É preciso manter um acompanhamento sério e em tempo real, monitorando os locais com maior incidência de crimes, os chamados hotspost, planejando estrategicamente e adaptando constantemente as ações, com base nos elementos disponíveis no momento. Dessa forma, estamos obtendo excelentes resultados no Paraná”, disse.

“Trabalhamos ainda com muitas variáveis externas à segurança pública e que mudam de forma constante, mas que também interferem nos índices de homicídio”, completou o secretário.

São fatores que não dizem respeito diretamente à criminalidade, mas relacionados a fatores sociais e questões. Mesquita ressalta, ainda, que para reforçar o trabalho nas ruas das unidades policiais locais, nos últimos meses foi definida uma mudança nas escalas dos grupos especializados das polícias Civil e Militar, aumentando o efetivo no patrulhamento em horários e locais identificados pela análise criminal.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.