por 11:12 Sem categoria

Nervos de candidato

De Fábio Campana, no Estadinho

Tem sido assim. O Ibope confirma o Datafolha, que confirma o Ibope, e os dois confirmam todas as demais pesquisas de opinião no Paraná.

Ontem, um novo Ibope. Roberto Requião (PMDB) cresceu um ponto percentual. Passou de 46% do dia 6 de setembro para 47% ontem. Foi o único que subiu em todas as pesquisas até agora.

A novidade foi que Osmar Dias (PDT) se mexeu. Passou de 25% para 28%. Também cresceram Rubens Bueno (PPS), de 6% para 8%, e Flávio Arns, de 4% para 6%. Ou seja, desta vez todos cresceram. Dentro da margem de erro, mas cresceram.

Isto significa que ninguém tirou votos de ninguém. Todos reduziram, sim, a taxa de indecisos. Movimento considerado normal em reta final de todas as campanhas eleitorais.

Requião ainda tem uma posição confortável. Todos os adversários somados não conseguem alcançá-lo. Ele ainda fica com cinco pontos percentuais a mais. O que não é pouco. São, por baixo, cerca de 400 mil votos.

É óbvio que as oposições ainda acalentam o sonho de segundo turno. E vão fazer de tudo para consegui-lo nos próximos dias. É a hora da borduna, aconselhava, ontem, um antigo político da terrinha que assessora Osmar Dias.

Mas, o que se tornou emocionante foi a disputa da única cadeira do Senado. Alvaro Dias (PSDB) continua nas alturas, com 51% das intenções de voto. O problema é que Gleisi Hoffmann, do PT, subiu para 28%, o que não é pouco.

Agora, la Hoffmann precisaria tirar 12% do adversário e somar ao seu índice para vencer a parada, ensina um matemático do Centro Cívico.

Desde ontem, bateu enorme preocupação no alto comando da campanha de Alvaro Dias. Há até deputados estaduais reclamando de que a campanha do senador teria invadido o seu espaço no programa eleitoral.

Assim caminha a humanidade. Os candidatos estão com os nervos à flor da pele, à beira de um ataque de ansiedade. Será assim nos próximos dias. Só no domingo que vem eles terão paz. Nessa data, tudo será decidido, enfim, pelo eleitor.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com