por 11:28 Sem categoria

MORRE AOS 83 ANOS O ATOR PAUL NEWMAN

Do Portal Terra

Morreu na madrugada deste sábado, o ator Paul Newman, 83 anos, informou a CNN. O ator sofria de câncer de pulmão e morreu em sua casa, em West Point, Connecticut. Paul Leonard Newman nasceu no subúrbio de Cleveland em Shaker Heights, Ohio, no dia 26 de janeiro de 1925. Sua estréia artística aconteceu no Broadway Theater com a peça Picnic, de William Inge.

Quando criança, não teve inspirações artísticas. Seu pai era judeu e sua mãe católica. Quando ele tinha cinco anos, o pai converteu-se para o catolicismo. Mas Newman sempre disse ser judeu. Seu contato com o mundo artístico veio apenas na universidade. Ele estudou artes em Yale. Confira outros detalhes clicando no

LEIA MAIS

por 11:27 Sem categoria

MORRE AOS 83 ANOS O ATOR PAUL NEWMAN

MORRE AOS 83 ANOS O ATOR PAUL NEWMAN

Morreu na madrugada deste sábado, o ator Paul Newman, 83 anos, informou a CNN. O ator sofria de câncer de pulmão e morreu em sua casa, em West Point, Connecticut.

Paul Leonard Newman nasceu no subúrbio de Cleveland em Shaker Heights, Ohio, no dia 26 de janeiro de 1925. Sua estréia artística aconteceu no Broadway Theater com a peça Picnic, de William Inge.

Quando criança, não teve inspirações artísticas. Seu pai era judeu e sua mãe católica. Quando ele tinha cinco anos, o pai converteu-se para o catolicismo. Mas Newman sempre disse ser judeu. Seu contato com o mundo artístico veio apenas na universidade. Ele estudou artes em Yale.

Após sair da faculdade, se formou em outro curso para teatro. Sua estréia na carreira cinematográfica foi em 1954 com o filme The Silver Chalice. Mas seu primeiro papel de destaque aconteceu dois anos depois com o longa-metragem Marcado pela Sarjeta.

O sucesso chegou rápido e quatro anos após sua estréia, ele foi indicado pela primeira vez ao Oscar. O papel que o levou à disputa foi o de Brick Pollitt em Gata em Teto de Zinco Quente. Porém, naquele ano, 1959, o vencedor foi James David Graham Niven por Vidas Separadas.

À luz da primeira vez que disputou o prêmio da academia, Newman costumava não dar sorte em premiações. Ele foi preterido no Oscar de Melhor Ator por seis vezes. Ao prêmio BAFTA foram quatro indicações malsucedidas. No Globo de Ouro, foram nove insucessos.

Apesar das sucessivas decepções, Newman teve uma carreira gloriosa. Ele venceu o Oscar de Melhor Ator uma vez com o papel de Eddy, um jogador de bilhar profissional, em A Cor do Dinheiro, dirigido por Martin Scorsese. Foi prestigiado com um BAFTA pelo personagem Eddie Felson de The Hustler. Além de um Emmy Award e um Globo de Ouro por Max Roby de Empire Falls. Ele também recebeu um Oscar por Conjunto da Obra, uma homenagem a seu trabalho.

Além de grande ator, Newman teve sucesso também como diretor e produtor. Nestes cargos, ele participou de nove filmes. Em 1968, foi premiado com um Globo de Ouro por sua direção no filme Rachel, Rachel. Obra que concorreu ao Oscar de Melhor Filme do ano, mas foi preterida por They Shoot Horses, Don’t They?.

Para completar o buquê de atuações, o ator trabalhou também com dublagem, dando voz a Doc Hudson no longa-metragem Carros, da Disney.

Quando saía da frente das câmeras, em sua vida pessoal, ele era um apaixonado por automóveis e velocidade. Correu, em 1979, as 24 Horas de Le Mans. Nesta corrida, ele ficou em segundo lugar.

Uma das passagens mais interessantes de sua vida aconteceu quando adolescente: serviu à Marinha dos Estados Unidos, combatendo na Segunda Guerra Mundial. Ele trabalhava em um esquadrão responsável por inibir ataques aéreos. Porém, sua carreira militar foi prejudicada por uma deficiência visual: ele era daltônico.

Foi casado por duas vezes: a primeira com Jackie Witte, por 8 anos, e depois com a atriz Joanne Woodward. Ele teve seis filhos, três (Scott, Susan e Stephanie) do primeiro e outros três (Elinor, Melissa e Claire) do segundo casamento. Além dos biológicos, ele tem mais sete filhos adotados. Scott Newmann, seu primogênito, morreu em 1978 de overdose. (Redação Terra)

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com