Escrito por 11:58 Foz do Iguaçu, Jair Bolsonaro

Marito vai manter Ponte da Amizade fechada até final do ano

Um grupo de 30 empresários de grandes lojas e shoppings do Paraguai e detentores de boa parte do PIB de Ciudad del Este, foi recebido “por educação” em Assunção pelo presidente do Paraguai, Marito Abdo Benítez. Os empresários alegaram que a economia da cidade paraguaia, fronteira com Foz do Iguaçu, está entrando em colapso, com lojas falindo e milhares desempregados.

E, apesar dos argumentos, Marito sentenciou: “Não cogitamos reabrir a ponte neste momento. Apesar de sua importância, Ciudad del Este é Paraguai e eu não posso colocar em risco a saúde da população de todo o nosso país”.

Em conversa com Marito na quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro pediu a reabertura da fronteira, porém o paraguaio disse não ser o momento. De acordo com Bolsonaro, o Brasil está pronto para a abertura.

Não pesou na decisão paraguaia o argumento do brasileiro que destacou os grandes projetos com o Paraguai; As novas pontes estão sendo construídas em Foz do Iguaçu, e a outra em Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. As duas obras são bancadas pela Itaipu Binacional.

Assessores de Marito teriam comentado que lá pelo mês de dezembro, o governo paraguaio fará um estudo da possibilidade de reabrir a fronteira. “Mas as autoridades da saúde acreditam que a reabertura somente ocorrerá em março do próximo ano”, acrescentou

(Visited 200 times, 1 visits today)
Close