Arquivos

Categorias

Mãe Paranaense tem que se transformar em política pública, diz Michele Caputo

O candidato a deputado estadual pelo PSDB, Michele Caputo, disse nesta sexta-feira, 28, que programas estaduais de saúde, como a Rede Mãe Paranaense, devem ser transformados em políticas públicas, através de projetos de lei a ser apresentar a partir de janeiro de 2019 na Assembleia Legislativa. “A Rede Mãe Paranaense é um programa de extrema importância porque reduziu a mortalidade materna e infantil a índices nunca vistos na história do Estado”, disse Michele Caputo..

A Rede Mãe Paranaense organiza o atendimento materno-infantil, desde o pré-natal, o pós-parto e o acompanhamento do crescimento das crianças, principalmente durante os primeiros anos de vida. Está presente nas 399 cidades do Paraná e, atualmente, é responsável pelo atendimento de 80% das gestantes paranaenses, que recebem pelo menos sete consultas e 23 exames.

“É um programa exitoso porque ao longo de sete anos, investimos mais de R$ 940 milhões na área materno-infantil, criando possibilidades para que 100% das gestantes paranaenses realizam o pré-natal através do Mãe Paranaense.” disse Michele Caputo.

Redução – A Rede Mãe Paranaense possui 130 hospitais credenciados e já salvou mais de 1.086 vidas. Em 2017, o Estado apresentou uma redução de 50% no índice de mortalidade materna e 14% no infantil, comparado a 2010.

A redução dos índices não apenas contribuiu com o cumprimento das metas do milênio da Organização das Nações Unidas antes do previsto, mas também salvou vidas. “Não podemos mudar um indicador sem um trabalho integrado. Com o Mãe, fizemos uma verdadeira revolução e hoje ele está presente nos 399 municípios do Estado com mais de mil gestantes e bebês salvos pelo trabalho árduo conjunto”, disse Michele Caputo.