por 15:22 Sem categoria

Lula e Nicanor inauguram novas turbinas de Itaipu

Lula e Nicanor inauguram novas turbinas de Itaipu

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Nicanor Duarte Frutos (Paraguai) estarão em Foz do Iguaçu no próximo dia 21 de maio (segunda-feira). Eles participam da solenidade de inauguração oficial das duas últimas unidades geradoras de energia elétrica da Itaipu Binacional.

A visita dos presidentes foi confirmada nesta quinta-feira (3) pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramirez, informou o Jornal Eletrônico de Itaipu. Segundo Ramirez, Lula estará no dia 20 de maio (domingo) em Assunção para uma visita ao país vizinho.

Logo após a agenda oficial, o presidente do Brasil se encontra em Foz do Iguaçu com o colega do Paraguai, para a inauguração das unidades geradoras 9A e 18A. O ato vai completar o quadro de 20 turbinas da Itaipu, elevando a capacidade instalada de produção de 12,6 mil para 14 mil megawats.

Confiabilidade – Os equipamentos passaram por uma bateria de avaliações até chegarem à condição de entrarem em operação normal. “O momento é de muita alegria para todos nós”, declarou à imprensa o diretor brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, logo após a conclusão dos testes de confiabilidade, em fevereiro deste ano.

Apesar de dispor de 20 turbinas, o Tratado de Itaipu (assinado em 1973) prevê que apenas 18 operem simultaneamente.  As obras de Itaipu iniciaram em 1975. A primeira unidade geradora entrou em funcionamento em maio de 1984.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com