por 22:22 Sem categoria

Lideranças estudantis apóiam ações de Requião pela educação pública do Paraná

Lideranças estudantis apóiam ações de Requião pela educação pública do Paraná

Lideranças estudantes reunidas na Frente Ampla pelos Avanços Sociais destacaram neste sábado (19) as ações do Governo Requião pela educação pública do Paraná. “Estamos conscientes dos avanços da educação pública no Paraná nestes últimos quatro anos e manifestamos o nosso apoio ao governador Roberto Requião, principalmente neste momento em que algumas forças reacionárias tentam desqualificar o trabalho realizado e reconhecido pela sociedade paranaense”, disse Arilton Freres, presidente da UPE (União Paranaense dos Estudantes).

O vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Marc Souza, aponta o Paraná como a maior rede estadual de ensino superior público do Brasil. “Requião tem avançado e muito no ensino superior, tanto na questão da assistência estudantil como na ampliação das vagas nas faculdades e universidades públicas”, disse Souza.

Proporcionalmente, a rede estadual de ensino superior público paranaense é maior do que a do estado São Paulo. O Paraná tem seis universidades e sete faculdades estaduais onde estão matriculados 85,4 mil estudantes em 258 cursos de graduação, 66 cursos de mestrados, 17 cursos de doutorados e 315 cursos de especialização.

 “Foram destinadas várias verbas para que o estudante possa ingressar numa universidade. Verba para casa estudantil, verba para restaurante universitário, verba para livros, para xérox. Porque, além da importância de ampliar o acesso aos estudantes ao ensino universitário público, é também mantê-lo lá dentro e consegui fazer com que ele forme um bom profissional e, principalmente, um cidadão consciente e crítico para mudar o mundo em que vivemos”, completa Marc Souza.

O advogado Rafael Xavier, ex-dirigente da UPE, afirma que os avanços na educação pública têm sidos revolucionários no Paraná. “Na educação tem projetos voltados para a juventude como o Com Ciência, Projeto Fera e agora a coordenação estadual da juventude, criada no Governo Requião vinculada na Paraná Esporte e tem feito um trabalho esplêndido”.

Xavier destaca que os 5,2 mil professores do ensino superior e os 8,5 mil técnicos administrativos têm os melhores salários dos últimos oito anos, o que qualifica a formação dos estudantes. “Vou citar o curso de direito que é minha área de formação, onde dois dos cursos das universidades estaduais estão entre os melhores do Brasil. Vou fazer uma analogia ao governo anterior que deixou o ensino superior e o ensino básico do Estado em frangalhos. Hoje, temos tantas escolas de nível médio e de ensino superior, escolas públicas, entre as melhores do país”, completa.

Sara Carvalho, presidente da Upes, diz que os estudantes defendem a escola pública do Governo Requião porque nela há o espaço para o debate das reivindicações e conquistas históricas do movimento estudantil. “A escola pública como a gente almeja é um caminho a ser percorrido, mas a gente percebe que há um grande esforço na busca desta escola ideal, que a gente sonha, na democratização da escola pública, que é que as entidades, principalmente, lutam”.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com