0 Shares 251 Views

Legislativo está cada vez mais atuante na defesa do consumidor, diz Traiano

18 de março de 2019
251 Views

 

Uma das funções do Legislativo, além de produzir leis que beneficiem o cidadão, é auxiliá-lo para que possa fazer valer seus direitos e prerrogativas. O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, destacou essa missão ao comentar hoje (18) a passagem do Dia Internacional do Consumidor, comemorado na última sexta-feira. “A Assembleia está empenhada no desenvolvimento de ações e na elaboração de leis que contribuam para a defesa do consumidor”, destaca Traiano.

Exemplos desse compromisso não faltam. O deputado cita a criação do aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, que reúne 270 leis estaduais em defesa do consumidor que podem ser acessadas no celular ou no tablet. O aplicativo possui uma conexão com o Procon. No caso de ter algum direito desrespeitado, alguma lei não cumprida, o consumidor pode encaminhar sua queixa no ato pelo próprio celular ou tablet. E a parceria da Assembleia com o Procon vai aumentar. A Alep vai sediar uma instalação do Procon-PR e da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa.

Esse novo espaço deve contribuir para desafogar o atendimento na sede central e auxiliar ainda mais o cidadão na busca por seus direitos. “Queremos fazer com que a população tenha um olhar diferenciado sobre o Poder Legislativo. Um Poder que possa servir a sociedade como um todo”, diz Traiano.

O presidente da Assembleia destacou ainda que com a criação do aplicativo “Agora é Lei no Paraná” ficou mais fácil para o cidadão conhecer as leis. “Com este aplicativo as pessoas podem tomar conhecimento dos seus direitos em qualquer lugar e em qualquer situação.” Hoje os consumidores podem conferir projetos de lei que tratam do direito do consumidor e que viraram lei no Paraná acessando o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, que está sempre na palma da mão.

O app, criado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por iniciativa da Diretoria de Comunicação, reúne cerca de 270 leis estaduais que tratam da compra e venda de produtos e prestação de serviços. A pesquisa pode ser feita por palavra-chave, categorias (serviços, lazer, saúde, educação, segurança e meio ambiente) ou pelo nome do deputado. O aplicativo pode ser baixado no link: https://bit.ly/2rNtqDC

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.