0 Shares 326 Views

Legislativo e democracia contemporânea serão tema de debate na ALEP

2 de abril de 2016
326 Views

Legislativo e democracia em debate na ALEP

O Poder Legislativo da e a Democracia Contemporânea estarão em debate no 1º Seminário da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa (ALEP), no próximo dia 5 de maio (terça-feira). O evento, a partir das 9h no Plenarinho, dará oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação apresentar trabalhos acadêmicos sobre política contemporânea.

O seminário é resultado de uma parceria entre a Escola do Legislativo e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A intenção é dar prosseguimento às atividades iniciadas na ALEP em 2015, incentivando o debate sobre a política brasileira, com foco nas atividades parlamentares.

Os acadêmicos poderão inscrever trabalhos abordando temas como instituições políticas; processo legislativo; novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de Comunicação Política); esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas; relações governamentais, governança democrática e novas formas de participação política cidadã; políticas públicas; entre outros.

Tendo em vista a natureza da instituição que organiza o evento, será dada preferência a trabalhos que abordem o Poder Legislativo, especialmente os estaduais. “Queremos contribuir para a construção do conhecimento e a formação política dos membros do Parlamento estadual e da sociedade civil como um todo, e também possibilitar a exposição dos resultados de pesquisas acadêmicas relativas aos temas”, afirma Dylliardi Alessi, Diretor Legislativo da ALEP.

Debate
O seminário terá mesa de debates com o tema “Reflexões e Perspectivas Sobre o Poder Legislativo no Brasil”, com a presença de André Sahtler, coordenador da Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR); de Rafael Cardoso Sampaio, professor dos Programas de Pós-graduação em Ciência Política e em Comunicação Social, ambos da Universidade Federal do Paraná; e Dylliardi Alessi.

Além dos trabalhos escritos, os quais serão posteriormente publicados, serão realizadas apresentações orais. As inscrições estão disponíveis no link www.alep.pr.gov.br/escola_do_legislativo.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.