0 Shares 332 Views

Lava Jato: força-tarefa do MPF ganha prêmio internacional de investigação contra corrupção

28 de setembro de 2015
332 Views

deltan-dallagnolreutersmed

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal ganhou um prêmio internacional de melhor membro do Ministério Público do último ano por causa da investigação contra a corrupção na Petrobras. As informações são da CBN/Curitiba.

A força-tarefa da Lava Jato no MPF ganhou o prêmio anual da Global Investigations Review, um site de notícias que tem se firmado no cenário internacional como um dos principais canais sobre investigações contra a corrupção. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em Nova York, e contou com a presença de três procuradores da força-tarefa: o coordenador Deltan Dallagnol, além de Carlos Fernando dos Santos Lima e Roberson Pozzobon.

O objetivo do prêmio, que possui seis categorias, é destacar os investigadores e as práticas de combate à corrupção que mais impressionaram no último ano. A força-tarefa venceu na categoria “órgão de persecução criminal ou membro do Ministério Público do ano”. O MPF concorreu com casos famosos, como o da corrupção na FIFA. Os países que disputaram o prêmio com o Brasil foram Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e Romênia.

Para Deltan Dallagnol, vencer um prêmio internacional reforça a importância do trabalho de investigação que vem sendo feito no âmbito da Operação Lava Jato.

A força-tarefa foi criada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em abril de 2014, e atualmente conta com onze membros. Entre os resultados da Operação, até o momento, estão 31 acusações criminais contra 143 pessoas, por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Foi descoberto o pagamento de propina de cerca de R$ 6,2 bilhões, desviada apenas de contratos da Petrobras. Até agora, um bilhão e quinhentos milhões de reais já foram recuperados.

Foto: divulgação

Fonte

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.