Escrito por 15:17 Sem categoria

Jornais locais desencadeiam sucessão municipal em Guaratuba

Compartilhe

por Gustavo Aquino, no Correio do Litoral

A nove meses das eleições, a imprensa de Guaratuba aproveita o intervalo entre a alta temporada e o Carnaval para desencadear a sucessão municipal e apontar prováveis candidatos a prefeito: Evani Justus, Paulo Araújo, Betinho Jamur e Ananias Júnior.

Oficialmente, as campanhas eleitorais começam no dia 6 de julho. Mas a eleição para prefeito, que acontece no dia 7 de outubro junto com a escolha dos futuros 13 vereadores de Guaratuba, foi o principal assunto no mesmo dia de dois dos três jornais semanais do município.

Notícias

O jornal “Notícias” de sexta-feira (27) traz na capa uma foto dos ex-prefeitos José Ananias dos Santos (PMDB) e Miguel Jamur (PTdoB) na chamada para matéria sobre ações judiciais contra os dois. Na reportagem também aparecem ex-secretários municipais das duas administrções que estariam respondendo processos de improbidade administrativa.

Ao tratar da lei das inegibilidades (Lei da Ficha Limpa) e comentar que prestações de contas de Jamur e Ananias foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores, o jornal afirma taxativamente que “ambos estão fora da próxima eleição”.

Jornal de Guaratuba

Um possível quadro eleitoral de 2012 é mostrado no mesmo dia no “Jornal de Guaratuba”. Em reportagem publicada na página 3 com a retranca “Eleições 2012”, o jornal cita os “prováveis nomes que irão concorrer à prefeitura”: Evani Justus (PSDB), Paulo Araújo (PSC), Betinho Jamur (PPS) e Ananias Júnior (PMDB), este filho do ex-prefeito.

“Na atual safra de políticos guaratubanos, destaca-se a liderança da prefeita Evani Justus, mas surgem outros nomes novos, ainda não testados em cargos públicos…”, afirma o jornal, para declarar em seguida que os “dois grandes nomes da política local estão legalmente fora do páreo (Ananias e Jamur)”.

Em quadros com os pré-candidatos, o jornal aponta principais bandeiras e os apoios polícos de cada um, com uma perspectiva bastante favorável à atual prefeita.

Close