por 20:00 Saúde

Informe semanal da Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais quatro óbitos por gripe

 

O Informe Semanal divulgado hoje pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais quatro óbitos por causa da gripe no Estado. Agora são 94 mortes confirmadas e provocadas por agravos da Influenza.

O boletim da semana anterior apresentava 90 óbitos.

O monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda por Influenza aponta dados desde o início de janeiro de 2019 até a data de ontem, 6 de agosto.

Os óbitos por Influenza atingem principalmente os idosos e representam hoje 53,2% dos casos. São 50 óbitos de pessoas com mais de 60 anos, a maioria apresentando outras comorbidades como fatores de risco.

Mas, nesta última semana, os óbitos atingiram outras faixas etárias: em Paranaguá, morreu uma mulher de 49 anos, que apresentava pneumopatia crônica como fator de risco; em Medianeira, um homem de 48 anos, portador de outras doenças crônicas; em Curitiba, morreu uma mulher de 38 anos, portadora de diabetes, e em Piraí do Sul, uma jovem de 15 anos, também portadora de diabetes.

“O acompanhamento semanal confirma que todos nós – independente da idade – devemos adotar medidas preventivas contra a gripe. As principais são: higienização freqüente das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e a boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir;  não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos e deixar os ambientes sempre ventilados”, informa o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da SESA, Renato Lopes.

O Informe sobre a Influenza no Paraná divulgado nesta quarta-feira totaliza 499 casos da doença, 11 a mais que o boletim anterior que apontava 488 casos.

Fechar