Escrito por 14:05 Saúde

Hospital Municipal capacita equipe de Saúde do DEPEN

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) recebeu na tarde de quinta-feira (21), a equipe de Saúde do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN), para uma capacitação sobre a coleta de material para exame de diagnóstico da COVID-19. A instituição foi escolhida por ser referência no Estado do Paraná para atendimento do novo Coronavírus com profissionais especializados para situações de risco à saúde pública.

O treinamento foi conduzido pela enfermeira supervisora do PA Respiratório do Hospital, Isabela Rojas Azevedo. A equipe de enfermagem do Depen recebeu informações sobre os procedimentos que asseguram a qualidade do material coletado até a chegada ao laboratório.

O método de coleta é o swab, por meio de hastes flexíveis de algodão (semelhantes a um cotonete) onde são colhidas secreções das narinas e boca.

A enfermeira supervisora também reforçou a importância da paramentação e o cuidado ao desparamentar o profissional para que não ocorra a contaminação. “A eficiência do uso dos equipamentos de proteção individual dependem sempre da correta colocação e retirada dos mesmos, feitos de forma segura”, diz Isabela.

Para o coordenador Regional do DEPEN Marcos Marques, “a capacitação é muito válida, pois anteriormente, o preso tinha que ser deslocado, colocando toda uma equipe em risco, para  realizar um teste que poderia dar resultado negativo”, ressalva Marques.

Um dos enfermeiros presentes na capacitação, Cassiano Franco, disse que “ações como essa mostram o compromisso das equipes da Saúde do município no enfrentamento à Covid-19”.

De acordo com a enfermeira do DEPEN, Marta Cossetin Costa, a capacitação representa uma importante ferramenta de inclusão, no sentido de respeitar a população prisional e proporcionar o cuidado integral a saúde das pessoas. “Representa uma ação de proteção da saúde da comunidade iguaçuense extramuros, uma vez que, ao cuidar das prisões, impede-se a disseminação de doenças à população em geral”, pontua a enfermeira.

Close