Arquivos

Categorias

Henrique Eduardo Alves é o novo presidente da Câmara

henrique-eduardo-alves-e-saudado-por-marco-maia-apos-ser-eleito-presiden_1

Jornal do Brasil

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013/2014. Ele foi eleito com 271  votos nesta segunda-feira (4). O parlamentar concorria com Júlio Delgado (PSB-MG), que obteve 165 votos, Rose de Freitas (PMDB-ES), que somou 45, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que recebeu 11. Em seu discurso logo após o anúncio da vitória, Henrique Alves fez questão de reafirmar a força e a independência do Poder Legislativo. “Com todo o respeito aos outros poderes, o Poder que representa o povo brasileiro na sua mais sincera legitimidade é o Poder Legislativo. Não faltará ao Executivo e ao Judiciário respeito, mas tanto um quanto outro não podem se esquecer que aqui só tem parlamentar abençoado pelo voto do povo.”

O novo presidente da Câmara destacou seus 11 mandatos consecutivos pelo Rio Grande do Norte, salientando a resposta que os eleitores dão nas urnas quando seu trabalho é avaliado. “O povo me conhece. Conhece meus erros, acertos, defeitos e qualidades. Na hora do julgamento, ele me faz seu representante.”

Antes da votação, Henrique Alves já tinha se pronunciado, prometendo aprovar o Orçamento impositivo, distribuir as relatorias de projetos para os deputados de forma proporcional ao tamanhos das bancada e fazer mudanças nos veículos de comunicação da Câmara.

O peemedebista prometeu ainda limpar a pauta de vetos do Parlamento, apesar de o presidente da Câmara não fazer parte da Mesa do Congresso. Sobre as denúncias contra ele veiculada nas últimas semanas, o potiguar disse que “não há fogo que chamusque o alicerce que construí a vida inteira”.

Há 42 anos na Câmara, Henrique Alves disse ser capaz de promover as mudanças pelas quais a Casa precisa passar por conhecer todas as “entranhas, qualidades, defeitos e imperfeições”. “Essa Casa é a mais injustiçada dos Poderes, a mais injustiçada não pelos seus defeitos, mas por ela se expor, se abrir e ser transparente”, discursou Alves.

Da tribuna, Henrique Alves prometeu ainda promover modificações na TV Câmara para que a emissora da Casa seja “mais Câmara e menos TV”. “Não quero ver nunca mais uma imagem do plenário vazio”, disse Alves. Segundo ele, isso passa para a sociedade a ideia de que os deputados não trabalham, o que, para ele, não é verdade.

O parlamentar do Rio Grande do Norte chegou à Câmara aos 22 anos. Foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, (falecido em 2006). Ele  é o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos na Casa — 11 — e está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas  não consecutivas entre 1933 e 1982.