Arquivos

Categorias

Gaievski é transferido de prisão em Barracão para outra em Guarapuava

gaievski

O ex-prefeito de Realeza e ex-assessor da Casa Civil Eduardo André Gaievski, que está preso por acusações de estupro, foi transferido na manhã deste sábado (15) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Barracão, Sudoeste do Paraná. Ele foi levado para a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), conforme informações repassadas pelo advogado de defesa de Gaievski, Samir Mattar Assad.

O ex-assessor da Casa Civil tem contra ele duas condenações de um total de 16 processos a que responde. Em uma delas, do início de novembro, ele foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão por estupro de vulnerável. Em outra, de setembro, ele foi condenado a 18 anos e um mês por ter prometido cargos públicos em trocas de favores sexuais. Os outros 14 processos a que responde estão relacionados a essas duas práticas. As informações são da Gazeta do Povo.

Assad diz que a transferência do cliente dele ocorreu por uma ingerência do Poder Executivo do estado no Judiciário. Segundo ele, na sexta-feira (14) saiu uma decisão de absolvição a Gaievski na Justiça de Realeza. “E virão outras absolvições. Não posso detalhar a decisão porque eu estou respeitando o segredo de Justiça. Diferente do assistente de acusação que tem interesses políticos e quer denegrir a imagem do meu cliente.”

O advogado disse que vai comunicar, durante a semana, o Conselho Nacional do Ministério Público sobre a situação. De acordo com ele, não faz sentido transferir Gaievski para Guarapuava, porque agora ficará longe da família e da cidade onde tramita o processo, que é a comarca de Realeza. “Hoje temo pela integridade física do meu cliente, temo que o estado suje as mãos de sangue.”

Governo do estado

O governo do estado, via assessoria de imprensa, informou que a transferência de presos é uma responsabilidade do poder judiciário. Sobre a acusação de ingerência do Executivo no Judiciário, o governo disse que a princípio não irá se pronunciar.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.